Conventions & Visitors Bureau – O executor

Conventions & Visitors Bureau – O executor

Se o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) é a entidade cujo objetivo é a definição e manutenção da política pública de turismo no município, o Convention & Visitors Bureau é a entidade “máquina” e executora desta e é também de onde os resultados efetivamente irão aparecer desde o ponto de vista do envolvimento direto do empresariado. O CVBx, portanto, é efetivamente um banco de negócios turísticos que irá dar sustentação a boa parte das ações do Sistema Municipal de Turismo (SIMTUR). 

Esta preferência ao CVBx em detrimento as demais entidades (uma vez que estamos falando de associações) se dá pelo fato que os conventions agregam todos os elementos da cadeia de valor e não somente um específico. E esta característica é vital ao desenvolvimento de processos integrados de cooperação á formação de produtos e serviços turísticos da cidade.

Os CVBx têm na realidade em sua base estatutária o caráter de uma associação de turismo, onde dela deve fazer parte essencialmente a iniciativa privada. Entretanto, empresas de vários setores podem fazer parte mesmo sendo aquelas não turísticas, como por exemplo, uma farmácia ou um posto de gasolina. 

O critério de participação ou não está no tipo de serviço que presta com relação à necessidade do visitante. Uma farmácia, por ser mantenedora, pode ser a empresa deste segmento a ser indicada pelos demais membros quando um hóspede ou cliente precisa comprar algum medicamento. Ou se da realização de um evento esportivo como um rally ou um enduro, o posto de gasolina pode ser recomendado como o oficial. Tudo é uma questão de empreendedorismo e ver no outro a oportunidade de melhores negócios para si.

A presença de um CVBx ainda que composta por empresários contribui e muito com a questão política do próprio SIMTUR. Isto porque, os conventions no Brasil contam com uma estrutura política de federações e confederações que por sua vez abrem um importante diálogo com os respectivos pares do setor público. Iremos mostrar esta relação nos próximos artigos que virão nesta coluna..

Os CVBx estão mais bem articulados na relação FEDERAÇÃO-ESTADO-MUNICÍPIO do que seus pares do poder público. São dezenas de CVBx em todo o Brasil. É uma força política importante, representativa e representada nos distintos níveis de governança e que deve (deveria) ser valorizada no que tange seu valor no cenário nacional. Já no municipal, estas entidades tem um papel vital para o SIMTUR. 

…………………

Marco Navega é empresário, Presidente do Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol (CONDETUR da Costa do Sol) e Presidente do Conselho Diretor da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do RJ.

Galvão

Galvão