Defesa Civil faz simulado de emergência na Afape
Treinamento que já acontece nas escolas orientou profissionais e alunos sobre desocupação do imóvel em caso de incêndios
Nesta terça-feira,17, a Defesa Civil estadual e municipal, junto com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e realizaram nas instalações da Associação Friburguense de Pais e Amigos do Educando (Afape), na via expressa, no bairro Olaria, o “Plano Escape Escolar”, que visa orientar profissionais e alunos sobre os cuidados que devem ser tomados em caso de incêndios.
Durante a ação, os alunos puderam tirar suas dúvidas e adquirir mais conhecimento. O major Bruno França, da Defesa Civil Estadual, ressaltou a importância desta ação nas escolas: “A Defesa Civil vem desenvolvendo este trabalho há bastante tempo e estas instituições que trabalham com pessoas com deficiência, são consideradas as mais vulneráveis em relação a outras, por isso a importância do Plano Escape Escolar “, disse.
“Antes de realizar esta ação, visitamos a instituição para conhecer melhor o espaço, verificar as saídas de incêndios e os extintores, orientando professores, alunos e até mesmo os pais, sobre a importância da evacuação, pois incêndios podem ocorrer não só em escolas, mas também em hospitais, cinemas, shoppings, entre outros. Recomendamos que nesses casos as pessoas tentem manter a calma, não devem tentar se esconder, nem correrem. Devem seguir as orientações da Defesa Civil, seguir para o ponto de encontro e seguir para o ponto de encontro”, finaliza o major.
Evi Gomes, secretário municipal da Defesa Civil de Nova Friburgo, também presente na ação, reforçou a importância do treinamento nas instituições: “A Redec (Regionais da Defesa Civil), pediu um auxílio nosso para essa ação na Afape. Nosso principal objetivo é capacitar os profissionais que trabalham nesses locais, principalmente as que trabalham com pessoas com necessidades especiais, para que, caso aconteça alguma coisa, elas saibam qual procedimento tomar”, observou Evi.
“Esse treinamento já é realidade nas escolas municipais. Queremos reforçar que o nosso foco principal são os profissionais (professores, diretores, coordenadores, psicólogos e médicos), para que eles possam realizar a retirada dos alunos, pois, em caso de incêndios, até que cheguem as equipes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, a situação muitas vezes está fora de controle,” finaliza Evi.
Setembro Verde
Durante a ação do “Plano Escape Escolar”, a Afape também reforçou a campanha Setembro Verde, que visa informar as pessoas sobre o mês de luta pela inclusão social da pessoa com deficiência. Iomar Penza, presidente da instituição, destacou a importância do simulado e falou sobre como as ações do Setembro Verde: “A ação de hoje foi de extrema importância, infelizmente somos abandonados pelo poder público e pela primeira sociedade. Agradeço a Defesa Cívil, a Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros por realizarem esta ação, por ensinarem aos funcionários e os alunos sobre a importância da evacuação em casos de incêndios e como realizá-la. Espero que a partir desta ação a instituição consiga mais visibilidade, que as pessoas venham conhecer a Afape, e que vejam que essas pessoas existem, que precisam também de ajuda e que devem ser tratadas iguais a qualquer um”, finaliza Iomar.