Delegação de Macaé conquista pódios para o Brasil no Mundial Estudantil de Karatê

Atletas de Macaé estiveram representando a cidade e o país no mundial estudantil de karatê, o ‘Gymnasiade U15 2025’, realizado de 4 a 14 de abril, em Zlatibor, Sérvia. O município contou ao todo com quatro representantes incluindo a técnica Samara Jardim e conquistou medalhas de ouro, prata e bronze com Akilis Cardoso, Giovana Lima e Sophia Romão. Eles foram convocados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
Os competidores que representaram Macaé fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura. Entre os resultados, Sophia Azevedo foi campeã na categoria Kata feminino Sub-15. Akilis Cardoso ficou com o 2º lugar na Kata Masculino Sub-15 Individual / Kumite Masculino Sub15 – 65kg individual e Kumite Masculino Sub 15 – equipe. Já Giovana Lima foi a 3ª colocada na Individual e campeã pela equipe no Kumite Feminino Sub15 +55kg individual e Kumite Feminino Sub15 – equipe.
As conquistas foram ressaltadas pela técnica Samara Jardim. ““Mais uma vez Macaé mostrou a sua força e potência dentro do karatê mundial. Já temos o Akilys Cardoso, seleção brasileira que traz muitos títulos para o município. Ser a única equipe do Brasil, com três atletas e uma técnica, convocada é motivo de muito orgulho e mostra que estamos no caminho certo. Nosso karatê está colhendo os frutos do trabalho. Das 19 medalhas do Brasil, seis são de Macaé e ainda a minha como técnica. Agradecer a CBDE por todo suporte, ao governo municipal por sempre acreditar no potencial do karatê que nos impulsiona a continuar e a torcida de todo o estado que vibrou muito”, frisou Samara.
Quanto ao Programa Bolsa Atleta, ele tem como um dos principais objetivos colaborar para a manutenção pessoal e esportiva do atleta. O programa é destinado a atletas residentes em Macaé, com idade mínima de 10 anos, praticantes de desporto de rendimento em modalidades olímpicas, paraolímpicas e não olímpicas em esportes filiados e regulamentados por federações e confederações. Os atletas deverão representar o Município ou defender as equipes que o representarem em competições regionais, estaduais, nacionais, internacionais e mundiais.