Dengue: cronograma de ações segue em diversos bairros
A Prefeitura de Macaé por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde de Macaé, vem intensificando as atividades de campo com mutirões, pulverização com carro fumacê e ações de educação em saúde, visando o controle do mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya).
Nesta semana, entre os dias 18 e 22 de março, serão realizados mutirões em 12 bairros e localidades da Região Serrana. Além das visitas domiciliares, também será realizada a pulverização com o carro fumacê e vistorias em pontos estratégicos como borracharias, canteiros de obras, cemitérios, empresas e órgãos públicos.
É importante a população ficar atenta aos locais onde estarão acontecendo os mutirões, para que recebam os agentes de endemias e eles possam fazer as vistorias e tratamentos necessários. Bairros atendidos nesta semana: Valentina Miranda, Morro de Santana, Nova Malvinas, Miramar, Novo Horizonte, São Marcos, Nova Fronteira, Loteamento do Bigode ( Aeroporto), Itaparica/Santo Amaro, Engenho da Praia, Córrego do Ouro e Frade.
A equipe da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realizará ainda o trabalho de pulverização com carro fumacê, sempre às 5h e 18h. A ação será concentrada em 10 pontos da cidade: Córrego do Ouro e Águas Maravilhosas (18/03); Malvinas e Vale das Palmeiras (19/03); Nova Holanda e Parque Aeroporto (20/03); Frade e Lagomar (21/03) e Virgem Santa e Lagomar (22/03).
Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.
O trabalho de prevenção e controle das arboviroses segue com ações de Educação em Saúde. Na quinta-feira (21), a Tenda Informativa da Cevas será montada no bairro Lagomar. A estrutura ficará próximo ao terminal. Os agentes irão orientar os moradores sobre as doenças transmitidas pelo Aedes, distribuirão folhetos sobre a importância da vistoria semanal nas residências para evitar a proliferação do mosquito, como também o registro de reclamações. Já no sábado a equipe atuará no Programa Prefeitura Presente que acontece na Ajuda de Baixo, na EMEI Amparo e Cooperação à Razão Infantil (Amcorin), das 9h às 16h.
O mosquito
O Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. Ele costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, dentro ou fora de casa. A fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez e o mosquito vive em média 30 dias.
Os ovos não são postos na água e sim, milímetros acima de sua superfície, em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d`água descobertas, pratos de vasos de plantas ou qualquer outro que possa armazenar água, limpa ou suja. Em um período que varia entre cinco e sete dias, a larva passa por quatro fases até dar origem ao mosquito adulto.
Solicitações e denúncias
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.