Desenvolve RJ quer fortalecer a economia do interior

Desenvolve RJ quer fortalecer a economia do interior

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, através de sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, retoma na próxima semana o programa Desenvolve RJ e o município escolhido para a discussão de ações é Nova Friburgo. O evento, que tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado (Firjan), será realizado nesta quarta-feira, 23, nas novas instalações do Sest-Senat, na rodovia RJ-150 (Nova Friburgo-São José do Ribeirão), no Centro, às 9h30.  

O Desenvolve RJ contará com uma série de palestras abordando diversos temas relacionados ao desenvolvimento econômico, entre eles como utilizar os incentivos fiscais no interior fluminense. Além disso, o Desenvolve RJ promoverá rodadas de crédito e de negócios com empresas âncoras e fornecedoras de toda a região Centro-Norte, que reúne 12 municípios. O evento terá ainda como objetivo apresentar os resultados e avanços obtidos nos últimos dois anos em termos de desenvolvimento econômico e debater novos caminhos para atrair mais investimentos que gerem empregos e renda para a população fluminense. 

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, é um entusiasta da iniciativa: “Levar conhecimento e oportunidades para o pequeno e microempresário do interior do Rio é apostar e viabilizar o desenvolvimento do nosso estado. Esse é o compromisso do governador Cláudio Castro: fortalecer o interior do estado”, enfatizou. “Essa será também uma grande oportunidade para reunir importantes atores de diversos setores para gerar negócios e impulsionar o desenvolvimento”, disse Márcia Carestiato Sancho, presidente da representação regional da Firjan no Centro-Norte.

A programação do Desenvolve RJ incluirá palestras com especialistas das secretarias estaduais da Casa Civil e Fazenda, Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), Firjan e dos Correios sobre incentivos fiscais e a sua importância para a competitividade das empresas fluminenses, soluções logísticas para e-commerce, como potencializar os negócios das pequenas empresas – orientações sobre crédito, ESG, acesso a mercado e associativismo.

Também serão realizadas rodadas de negócios e de crédito, destinadas a pequenos e médios empreendedores da região. Participam das rodadas de crédito, além da Agência Estadual de Fomento (AgeRio), Sicoob, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil.

O segundo Desenvolve RJ de 2023 já está programado para setembro, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. O evento, em formato diferente, foi realizado anteriormente em sete localidades e impactou mais de dois mil empreendedores do Estado do Rio de Janeiro.

Galvão

Galvão