Dia da Indústria: setor tem grande potencial no Estado do Rio

Dia da Indústria: setor tem grande potencial no Estado do Rio

O setor industrial fluminense tem o que comemorar neste 25 de maio – Dia da Indústria, pois detém uma grande importância na economia do estado, sendo um dos nichos mais relevantes. Além disso, a indústria gera emprego e renda a milhares de trabalhadores. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Rio de Janeiro é o quinto estado do país com maior nível de emprego industrial.

Sérgio Duarte, presidente da Associação Rio Indústria, ressalta a importância desse setor para o crescimento econômico regional e nacional. “Sabemos que a indústria enfrenta desafios em seus processos produtivos e em sua competitividade, devido à complexidade tributária, às inovações tecnológicas e à demanda do mercado. É nesse sentido que buscamos estar sempre na vanguarda das mudanças, promovendo o diálogo entre os empresários e instituições governamentais. Nos últimos dois anos e meio, conseguimos fortalecer o diálogo entre o setor público e as indústrias, buscando tornar o Rio de Janeiro mais competitivo em relação aos outros estados. Acreditamos que ao investir em inovação, tecnologia, capacitação de mão de obra e simplificação de tributação, poderemos contribuir para o crescimento econômico do Rio de Janeiro”, afirma.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinicius Farah, reforça esse movimento. “Nos últimos dois anos e meio, o Governo do Estado promulgou leis modernas e ágeis, e retomou o processo de avaliação da concessão de incentivos fiscais. Estas ações têm permitido dotar o Estado com algo fundamental para o empresariado, que é a segurança jurídica para investir em território fluminense”, disse.

Até dezembro do ano passado, foram anunciados mais de R$ 100 bilhões em investimentos públicos e privados. “Tivemos recorde na abertura de novas empresas e na geração de empregos, o que demonstra claramente que o Estado do Rio está cumprindo seu papel com a iniciativa privada”, destaca. Ainda de acordo com Farah, o Governo do Estado irá destinar R$ 400 milhões para a criação e revitalização de condomínios industriais.

A produção industrial continua avançando no Estado do Rio. É o que mostra a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), divulgada nesta semana pelo IBGE. De acordo com o estudo, a indústria do Rio de Janeiro cresceu 6,1% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022. Também teve um crescimento de 5,8% na comparação mensal – março de 2023 em relação a março do ano anterior – e de 5,1% no acumulado em 12 meses, até março deste ano. Registrou, ainda, uma alta de 0,7% de fevereiro para março.

“A pesquisa do IBGE constatou que o nível de produção da indústria fluminense ultrapassou o patamar pré-pandemia, considerando o mês de fevereiro de 2020. Isso demonstra não apenas a recuperação do setor no Estado do Rio, mas sinaliza uma tendência positiva de impacto sobre o crescimento da economia e significa mais empregos e renda gerados para a população”, afirma o governador Cláudio Castro.

Ainda de acordo com o IBGE, a atividade de petróleo tem contribuído para os bons resultados da indústria do Rio de Janeiro, neste início de ano, com o aumento da produção na cadeia de petróleo e gás. “O resultado é fruto das ações que o Governo do Estado tem adotado para melhorar o ambiente de negócios e possibilitar a expansão e instalação de empresas em território fluminense. Também é determinante para esses bons indicadores o forte crescimento da construção civil, viabilizado pelos investimentos do PactoRJ em todo o estado”, explica Vinicius Farah.

Galvão

Galvão