Dia Nacional da Saúde é lembrado pela concessionária de saneamento em Macaé
Celebrado nessa segunda-feira, 5, o Dia Nacional da Saúde foi lembrado pela empresa BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento em Macaé, que ressalta a importância do serviço para a saúde pública.
Em nota, a empresa ressalta estudos recentes que mostram uma forte conexão entre o acesso aos serviços de saneamento e a redução de casos de doenças, sublinhando a necessidade de investimentos contínuos no setor.
“Isso porque, além da contribuição com relação ao que pode ser visto a olho nu, como a preservação de cenários como praias e a lagoa, e evitar problemas, como vazamentos e retorno para as residências, o saneamento é fundamental no combate à diversas doenças. Esquistossomose, malária, hepatite, cólera, leptospirose e dengue são apenas algumas delas e, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para cada R$ 1,00 aplicado em saneamento básico há uma economia de R$ 4,00 em saúde pública”, citou a BRK Ambiental.
Outro estudo lembrado pela concessionária foi o “Saneamento no Brasil: Impactos na Saúde e na Economia”, que mostra como a falta de saneamento básico ainda é um grande problema no Brasil, que despeja, por dia, mais de 5 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento na natureza.
De acordo com o estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água potável, mais de 100 milhões vivem sem coleta de esgoto, e apenas 45% dos esgotos coletados são tratados em todo país.
“O saneamento básico é a chave para o desenvolvimento social e tem um impacto positivo na saúde e bem-estar coletivo. E com a colaboração de todos e a realização de serviços com qualidade nessas áreas, podemos reduzir significativamente os casos de hospitalizações relacionadas a doenças de veiculação hídrica. Ou seja, investir em saneamento básico é investir diretamente na saúde, atuando na prevenção”, ressalta o diretor da BRK em Macaé, Ricardo Santiago.
Entre os avanços apontados pela concessionária em Macaé, estão a ampliação da infraestrutura e nas tecnologias utilizadas para garantir um saneamento de qualidade na cidade, e as obras de macrodrenagem, que seguem para combater enchentes e melhorar a drenagem de águas das chuvas.
“Outra evolução importante está na coleta e tratamento de esgoto. Hoje, são 216 quilômetros (km) de redes exclusivas, 121 estações elevatórias, e 3 estações de tratamento em operação, permitindo que a cidade ultrapasse 2,3 milhões de metros cúbicos (m³) de esgoto tratado, o que equivale a, aproximadamente, 1.250 piscinas olímpicas de efluente livre de poluentes antes de ser devolvido ao meio ambiente. E essa infraestrutura segue em crescimento, com obras na Aroeira, além da ampliação da capacidade da estação da BRK na Linha Verde, que vai dobrar a capacidade de tratamento de 100 para 200 litros por segundo (l/s)”, ressalta a concessionária.