Educação implementa o Novo Ensino Médio

Educação implementa o Novo Ensino Médio

A Lei nº 13.415/2017, que altera as diretrizes e bases da educação nacional e propõe uma nova regra para o Ensino Médio com o direcionamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), passa a ser implementada em Macaé pela rede pública de ensino municipal. O Novo Ensino Médio coloca o jovem no centro do aprendizado, por meio de escolhas próprias, de forma orientada, em suas trilhas de aprendizagem. Pela rede municipal são cinco escolas de Ensino Médio Regular e duas escolas de EJA Ensino Médio atendendo 800 alunos.A Secretaria de Educação, através da Superintendência de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, encaminhou para as escolas que atendem ao Ensino Médio da rede municipal de ensino o Caderno 1 – Ementário Novo Ensino Médio, que é resultado do estudo pedagógico, fruto da parceria entre os pedagogos do Núcleo de Estudos Pedagógicos em Educação e Linguagens (NEPEL), coordenado pela orientadora pedagógica Balade Cristina Aref Ayala, e os orientadores pedagógicos que atuam nas unidades escolares que ofertam o Ensino Médio, em Macaé.

A Superintendente Odilaine Pinto afirma que “o principal objetivo é o de apresentar caminhos possíveis sobre os novos componentes curriculares que compõem os itinerários formativos ou as eletivas de estudo”.

Ela destaca que o trabalho, com ementas de oito componentes curriculares, contou com a diversidade nas discussões, tornando rico o debate entre os técnicos, que viabilizaram a apresentação das ementas dos seguintes componentes: Cidadania e Direitos Humanos; Educação Financeira; Iniciação à Metodologia Científica; Inovação e Tecnologia; Projeto de Vida; Multiculturalismo; Mundo do Trabalho e Empreendedorismo; Redação e Escrita Criativa, como também os links de acesso aos sites da legislação referentes ao Novo Ensino Médio.

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, disse que “é importante pensar em uma educação mais centrada no estudante para despertar os seus interesses, aumentar o engajamento com as aulas, reduzir a evasão escolar e prepará-lo para lidar melhor com os desafios da vida”.

Leandra complementa: “No ano em que ocorre a implementação do Novo Ensino Médio em âmbito nacional, este caderno propõe o estudo, a reflexão e o planejamento docente e escolar, com a perspectiva de atender ao novo paradigma disposto nas orientações e legislações vigentes sobre o Novo Ensino Médio, publicadas de 2017 a 2022. Considerando que a Educação se faz com muitas mãos, entendemos que de posse das ementas, os educadores das escolas poderão discutir e complementar, quando necessário, o processo de ensino e aprendizagem e garantir o princípio de equidade e qualidade no ensino ofertado”.

Galvão

Galvão