Encontro dos agentes de endemias acontece na Cidade Universitária

Encontro dos agentes de endemias acontece na Cidade Universitária

O primeiro Encontro de Agentes de Combate a Endemias (ACEs) começou nesta segunda-feira (3) e acontece até terça (4), das 8h às 17h, na Cidade Universitária. O evento é realizado pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas) e lotou o Auditório Claudio Ulpiano, no Bloco A, no primeiro dia.Os agentes participam de debates e reflexões sobre o tema “Vivências do ACE: Fortalecendo Ações, a Democracia e o SUS – a Luta Continua”. Nos dois dias serão abordados o processo de trabalho dos agentes na Atenção Básica e nas ações realizadas na Cevas, divulgados dados e formados grupos de discussões sobre diferentes temáticas.

Na abertura, o coordenador Flávio Muniz destacou a importância do trabalho dos agentes para a população. “Eles vão à casa dos cidadãos, trabalham de forma integrada com a Atenção Básica, orientam as famílias sobre os serviços que a rede oferece e realizam ações educativas diretas nas comunidades a fim de controlar os casos de zoonoses que afetam a saúde animal e dos seres humanos. Os agentes são fundamentais para os resultados da Cevas e é importante que todos os setores estejam integrados e conheçam como funciona a Coordenadoria porque somos uma equipe trabalhando para o município e a população”, enfatizou Muniz.

Ele frisou os serviços que a Cevas oferece como Equoterapia, atendimento veterinário na UBS Animal, Promove no Sana, campanha permanente contra a dengue e outros. Além disso, o encontro também abordou a parte administrativa dos servidores e a ação deles nos processos para o bom funcionamento da Coordenadoria e seus fluxos.
“Este espaço também é para perguntas e respostas, e os agentes estão tirando suas dúvidas. Este encontro é um passo importante para a melhoria contínua dos nossos serviços”, finalizou o coordenador.
Os ACEs atuam na prevenção de doenças como dengue, zika, chicungunya, febre amarela, raiva, e outras endêmicas que se proliferam rapidamente afetando a coletividade. No encontro, eles também abordam as características de outras zoonoses, como a esporotricose (doença que afeta principalmente os felinos e pode atingir os humanos) e a leishmaniose (transmitida por insetos que se alimentam de sangue), esclarecendo e tirando as dúvidas.

A Cevas é da Secretaria Municipal de Saúde, vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica. Os agentes trabalham de forma integrada com a Saúde e o ambiente.

Galvão

Galvão