Enel Rio divulga números de acidentes com postes da rede elétrica em 2024
Em dados divulgados nessa quarta-feira, 16, a concessionária Enel Distribuição Rio, responsável pelo serviço de energia elétrica em todas as cidades da Região dos Lagos e do Norte Fluminense, registrou 215 colisões com postes da rede elétrica em 2024.
Os dados são referentes aos primeiros 6 meses de 2024, e equivalem a 54,98% de todas as batidas em postes registradas nos 66 municípios fluminenses em que concessionária atual no Estado do Rio no ano passado.
Os números impressionam, pois representam uma média de mais de uma batida em postes por dia, tanto em 2023 quanto em 2024, que registrou aumento de 9% no número de acidentes em relação aos 6 primeiros meses do ano passado, quando o número de acidentes foi de 197.
Segundo Enel Distribuição Rio, em torno de 140 mil clientes ficaram sem energia devido aos incidentes com a rede elétrica, dos quais 36 mil estão na Região dos Lagos, que liderou o ranking de colisões com postes no 1º semestre de 2024, registrando 35 ocorrências.
Em 3º lugar nesse ranking, depois da região de Niterói, aparece a região de Campos dos Goytacazes, com 29 batidas em postes registradas entre janeiro e julho desse ano, que deixaram mais de 17 mil clientes sem energia.
Para o responsável por Operação e Manutenção da Enel Distribuição Rio, Fábio Damasceno, esse tipo de ocorrência costuma se concentrar próximo dos finais de semana, entre sexta e segunda-feira.
De acordo com ele, um poste derrubado pode significar horas de trabalho das equipes de manutenção, que precisam não apenas substituir a estrutura, mas reconstruir todo o trecho da rede elétrica danificada.
“Em alguns casos mais complexos, é necessário aguardar liberação da perícia para iniciarmos os trabalhos, o que pode aumentar o tempo que os clientes ficam sem energia”, explicou Fábio Damasceno.
Em 2023, somando apenas as cidades de Campos dos Goytacazes, Macaé e Cabo Frio, foram 375 colisões em postes, não apenas da rede elétrica, reforçando as informações do executivo da Enel Distribuição Rio, já que a região costuma receber muitos turistas em feriados e nos finais de semana, quando acontecem mais acidentes desse tipo.
“Além do risco à vida e do impacto da falta de energia a diversos clientes, é importante destacar que a empresa repassa todo o custo de reposição de estruturas e cabos a quem provocou o dano ao bem público”, completa Fábio Damasceno.
A concessionária lembra que, em caso de batidas em postes, a Enel Distribuição Rio deve ser comunicada para realizar a troca do poste, enviando uma equipe imediatamente para o local, a fim de fazer os reparos na rede.
Para comunicar ocorrências, solicitar serviços ou informações, os clientes podem entrar em contato pelo aplicativo Enel Rio, pelo site da companhia (www.enel.com.br), pelo Facebok (facebook.com/enelclientesbr), ou pelo X (@enelclientesbr), ou ainda pela Central de Atendimento, ligado para 0800-28-00-120.