Falso intermediário engana compradores de veículos em Cabo Frio com golpe

Falso intermediário engana compradores de veículos em Cabo Frio com golpe

Golpistas estão aplicando um novo tipo de fraude envolvendo a compra e venda de veículos em Cabo Frio, enganando tanto compradores quanto vendedores. O esquema, que já afetou pelo menos três vítimas na última semana, envolve um falso intermediário que se apresenta como responsável pela negociação e desaparece com o dinheiro.

O golpe ocorre quando um criminoso se oferece para intermediar a compra de um veículo, instruindo as partes a não discutir valores diretamente e conduzindo o processo até o momento do pagamento. O comprador, acreditando que está pagando diretamente ao proprietário, realiza um Pix para o golpista, enquanto o vendedor, sem receber a quantia, recusa-se a entregar o veículo. Nesse momento, o criminoso desaparece com o valor da transação, deixando a vítima no prejuízo.

Na última semana, um caso desse tipo foi registrado na 126ª Delegacia de Polícia de Cabo Frio, que agora investiga o ocorrido. O crime aconteceu no dia 25 de janeiro de 2025, entre 16h e 18h20, no bairro São Cristóvão. O vendedor relatou que foi contatado por um homem que dizia estar comprando uma moto para quitar a rescisão de um ex-funcionário. O comprador, acompanhado de sua esposa e filha, visitou a residência do proprietário para verificar o veículo, enquanto o falso intermediário fazia diversas ligações para acompanhar a negociação.

Após o suposto fechamento do negócio e transferência de propriedade, o criminoso alegou que o pagamento estava sendo analisado pelo banco e pediu que o comprador levasse a moto para casa. No entanto, o valor nunca foi transferido e, desde então, o intermediário não respondeu mais às tentativas de contato. O prejuízo financeiro foi de R$ 15.150,00.

A moto foi notificada e o homem que a levou foi informado de que deveria devolvê-la. Ele pode transitar com o veículo de Iguaba Grande até Cabo Frio para a devolução, mas até o momento isso não ocorreu. Caso o veículo seja visto circulando em outro local, as autoridades orientam que a polícia seja imediatamente acionada.

Este tipo de golpe tem se tornado cada vez mais frequente na região, e as autoridades alertam compradores e vendedores a tomarem precauções ao negociar veículos. Para evitar ser vítima, é importante realizar transações diretamente com o proprietário, verificar os documentos do veículo, evitar sigilos excessivos sobre valores e garantir que o pagamento seja feito de forma segura, preferencialmente no momento da entrega do veículo.

A Polícia Civil de Cabo Frio continua investigando o caso e orienta que qualquer pessoa que tenha sido vítima desse golpe registre um boletim de ocorrência na 126ª DP.

Galvão

Galvão