Feira de Agricultura Familiar agrada público

Feira de Agricultura Familiar agrada público

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Secapp), promoveu neste sábado (05/11), na Praça Emilton Santos, em Araçatiba, mais uma edição da Feira da Agricultura Familiar, com o tema “Produção em Pequenos Espaços”. O evento ocorre todo primeiro sábado de cada mês e recebe expositores de produtos caseiros, veganos, hortifrutis, massas, bebidas, artesanatos, além do Caminhão do Peixe.

O feirante Matheus Henrique Barreto, do sítio do Manoelzinho, participa da feira desde o início e leva para população produtos orgânicos e derivados da cana de açúcar.

“Trazemos alguns produtos da cana, o café de caldo de cana, um produto muito comum antigamente já que não existia o açúcar para adoçar o café. É um resgate do passado e um conhecimento para as pessoas mais novas. Trouxemos também a carne de jaca e o tofu orgânico. A feira é muito legal, antes as pessoas vinham como passeio e agora elas estão vindo para fazer a feira mesmo e levar para suas casas os produtos orgânicos, retomando a cultura”, disse.

O artesão Yosseph Carvalho leva à população artes de reúso produzidas a partir de peças de bazar, que são reaproveitadas na confecção de bolsas.

“Pegamos tecidos de vestidos, calças, blusas e utilizamos eles para produzir as bolsas. Trabalhamos também com biojóias, que são feitas a partir do barro, aquecido a 2500 graus e são transformados em colares”, explicou.

Público aprovou a feira

Morador do Centro, o profissional da saúde Amaro Júnior, de 38 anos, ressalta a importância da feira como forma de cultura da cidade.

“Sou frequentador assíduo da feira aqui de Araçatiba e de Jacaroá. Sempre que venho consumo a cerveja e levo produtos para casa, como pães, queijos e ovos. Vir a feira é quase uma tradição cultural”, contou.

Moradora de Ponta Negra, Yolanda Barja, visitou a feira pela primeira vez e gostou muito dos produtos oferecidos.

“Vim com a minha amiga e meu marido. A feira é muito bem organizada e tem todos os tipos de produto. Estou adorando, pois já encontrei coisas para comer e tem uma música muito boa”, disse.

A escolha da Andréa Braz, de 48 anos, foi o peixe oferecido no Caminhão de Peixe, com desconto de até 40%.

“Estou aproveitando para levar o peixe já para o almoço. Hoje tem cerca de três quilos de corvina e xerelete”, contou.

Música e aprendizado

A programação também incluiu show de cantor Ronaldo Valentim, com clássicos da MPB, e palestra com representantes da Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), que debateram sobre formas de produção em espaços reduzidos no quintal de casa.

A engenheira agrônoma Angélica Laurindo explicou um pouco da oficina que aconteceu para cerca de 20 pessoas.

“Hoje foi a oficina de produção em pequenos espaços trazendo para o contexto urbano os quintais produtivos. As pessoas trouxeram um pouco das suas experiências e como reutilizar materiais, como garrafa pet, caixa de leite e materiais que podem ser utilizados para o cultivo de hortaliças. Explicamos o sistema de dreno, o cultivo, a luminosidade e profundidade dos recipientes. O objetivo geral é que as pessoas possam produzir mesmo em pequenos espaços, garantindo a autonomia em relação a alimentação segura”, finalizou.

Como participar da feira

Os expositores interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca por e-mail (agricultura@marica.rj.gov.br) ou pessoalmente na sede (Estrada de Ubatiba, s/nº), onde são encaminhados para o setor responsável pela organização da feira. Na ocasião, é realizada uma entrevista e agendada uma visita ao produtor. Estando tudo correto e dentro dos padrões de qualidade do evento, uma barraca é disponibilizada gratuitamente na feira.

Galvão

Galvão