Ferreira Machado avança na implementação do projeto de pedagogia hospitalar

Ferreira Machado avança na implementação do projeto de pedagogia hospitalar

A equipe de coordenação do Programa de Controle de Qualidade e Melhoria Contínua realizou, nessa segunda-feira (18), no Hospital Ferreira Machado (HFM), uma reunião fundamental para avançar na implementação do projeto de pedagogia hospitalar, visando garantir apoio pedagógico integral às crianças e adolescentes, mesmo durante a internação.

A iniciativa busca assegurar que, mediante convênio com a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) e a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), os pacientes hospitalizados no HFM tenham acesso ao acompanhamento escolar, possibilitando a continuidade de seus estudos e aprovação nos respectivos anos letivos, sem prejuízos acadêmicos. Durante a reunião, foram discutidos aspectos práticos da implementação, como horários de atendimento, perfil dos profissionais envolvidos e faixa etária abrangida.

A diretora geral do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert (Isepam), Rosânea Ovidio Louvise Martins, destacou a importância dessa parceria, enfatizando que o projeto não apenas garante um direito legal às crianças hospitalizadas, mas também contribui para acelerar o processo de recuperação, reduzindo o tempo de internação.

“Estamos muito otimistas com os resultados esperados desse projeto. Além de beneficiar diretamente as crianças, ele também trará impactos positivos para o hospital e para o município como um todo. A expectativa é de que, com esse apoio pedagógico, as internações sejam reduzidas, uma vez que a recuperação tende a ser mais rápida quando os pacientes se mantêm engajados em suas atividades educacionais. Quanto à data de início do projeto, estamos em processo de alinhamento com questões jurídicas para garantir que tudo ocorra dentro dos trâmites legais necessários”, afirmou Rosânea.

O administrador hospitalar, Daniel Soren Presgrave, ressalta que esse projeto de pedagogia hospitalar não se limita apenas às atividades educacionais dentro das instalações hospitalares. “Nosso objetivo vai além. Buscamos promover uma verdadeira integração entre os ambientes escolar e hospitalar, garantindo que nenhum aluno seja deixado para trás em seu percurso educacional, independentemente de sua condição de saúde. Nossa equipe está comprometida em oferecer suporte pedagógico abrangente, não apenas para as matérias curriculares, mas também para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo dos estudantes durante seu tempo de internação”, comentou.

Novos encontros serão agendados para dar continuidade ao processo de implementação e alinhar os detalhes operacionais do projeto. A equipe de coordenação do Programa de Controle de Qualidade e Melhoria Contínua é composta por Djanane Pereira Caldeira de Azevedo, Daniel Soren Presgrave, Jansen Barbosa da Silveira e Silva e Joyce Nascimento, juntamente com a consultora técnica Alice Alves Faria.

Galvão

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