Festival de Literatura e Cultura de Macaé: alunos e professores poderão adquirir obras literárias

Festival de Literatura e Cultura de Macaé: alunos e professores poderão adquirir obras literárias

Macaé se prepara para o maior Festival de Literatura e Cultura que a cidade já promoveu, o Flicmac, que será realizado de 7 a 11 de novembro, no Parque de Exposições. A novidade este ano é Lei 5.085/2023, que autoriza o Poder Executivo Municipal a instituir o Vale Livro e realizar sua distribuição gratuita aos alunos das escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio da Rede Municipal de Ensino e professores lotados nas unidades escolares e aqueles que prestam apoio às atividades pedagógicas, para ser utilizado durante o Festival.

De acordo com a legislação, o Vale Livro corresponderá aos seguintes valores: alunos da rede pública municipal – R$ 40,00; e professores da rede pública municipal – R$ 80,00. O Vale Livro será destinado exclusivamente à aquisição de livros e artigos literários.

“O nosso maior objetivo é incentivar a leitura, um hábito que contribui para a aprendizagem, a criatividade, desperta a imaginação, além de desenvolver outras habilidades como a escrita e a fala, melhorando o vocabulário do aluno”, destacou o prefeito Welberth Rezende.

De acordo com o prefeito, o poder público municipal estimula, por meio do Vale Livro, o crescimento do aluno em questões como raciocínio, compreensão e linguagem oral.

A Secretária de Educação, Leandra Lopes, disse que a feira será palco de atividades, incluindo rodas de conversa com autores que vão compartilhar suas histórias. Além disso, o evento trará apresentações que garantem entretenimento para todas as idades, com artistas locais. O festival vai contar também com lançamento de livros, oficinas e musicalização.

“É a primeira vez que a gestão oferece voucher para a rede pública de ensino. Somos a cidade da leitura, do saber e do conhecimento”, ressaltou.

Segundo a lei, o Vale Livro tem validade no período de realização do Festival. Os professores devem estar ativos e em efetivo exercício nos 30 dias que antecedem a realização do Festival de Literatura e Cultura de Macaé (Flicmac) para ganharem o vale.

As editoras devem estar credenciadas junto à Secretaria Municipal de Educação ou junto à entidade indicada pela SEMED até a data de início do Flicmac.

O limite máximo de vales a serem emitidos fica vinculado ao número de alunos matriculados na rede municipal de ensino, bem como o quantitativo de profissionais da educação em efetivo exercício de suas atividades até a data do evento.

Galvão

Galvão