Firjan anuncia projetos para estimular a exportação da moda íntima na Fevest

Firjan anuncia projetos para estimular a exportação da moda íntima na Fevest

Estimular a exportação do pólo de moda íntima de Nova Friburgo é um dos focos de atuação da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) em parceria com o Sindvest Nova Friburgo (Sindicatos das Indústrias do Vestuário). A novidade foi anunciada na abertura da Fevest 2023, nesta terça-feira, 9. 

Este ano, a principal feira de moda íntima, praia e fitness do país está de volta ao seu formato original com foco em negócios e lançar tendências do setor. Mais de cem expositores apresentam as novidades de confecção, matéria-prima, serviço e tecnologia voltado para o setor até sexta-feira, 11, no Country Clube.

“Queremos capacitar os empresários do polo e apoiar o fechamento de negócios no mercado internacional. E retomar o projeto Comprador Internacional”, anunciou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, patrocinadora da Fevest desde sua primeira edição em 1990. A Firjan trouxe ao evento representantes da Apex e técnicos da Firjan Internacional para orientar os empresários, atendendo a um pedido do presidente do Sindvest, Gustavo Moraes.

À frente da Fevest pela primeira vez, Moraes destacou a feira como lançadora de moda e tendência: “Temos história e somos a capital nacional da lingerie”, ressaltou o presidente, reforçando que 35% da produção do setor são do polo de Nova Friburgo.

Segundo o Sindvest, o polo gera cerca de 28 mil empregos diretos e indiretos. Deste número, 80% são ocupados por trabalhadoras. A vice-presidente do sindicato, Alice Fróes, exaltou a força das mulheres na indústria da moda da região. “Foram as mulheres que tiveram a coragem de empreender durante a crise nos anos 80 e fizeram de Nova Friburgo referência no setor”, relembra. 

O prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon, exaltou o empreendedorismo e a paixão na atuação da nova diretoria do sindicato: “Quero agradecer pelo que vocês fazem em prol do desenvolvimento da cidade”. O Sindvest trouxe compradores de 18 estados brasileiros, além de expositores de matéria-prima, maquinário e equipamentos para a Fevest.

Eduardo Eugenio, Luiz Césio Caetano, primeiro vice-presidente da Firjan, e Marcia Carestiato Sancho, presidente da Firjan Centro-Norte, percorreram a feira. “Estamos vendo o pulsar da criatividade e do próprio mercado. É a junção da competência com o charme dos empreendedores”, disse Eduardo Eugenio.

Peças dos alunos da Firjan Senai é destaque no desfile de abertura 

Durante o desfile de abertura, três looks produzidos por alunos do “Projeto Integrador Novos Talentos 2023”, do Espaço da Moda da Firjan Senai, que trouxe a história de Nova Friburgo através da moda e da arte com técnicas brasileiras de  pontilhismo, xilogravura, grafite e mosaico. As peças escolhidas por votação e pela banca técnica foram: “Reconstrução”, que relembra a tragédia de 2011; “O poder das flores”, que exalta a beleza das flores e Nova Friburgo, como a principal produtora de flores de cortes do estado; e “Filó”, que reconta a história da criação do polo de moda íntima, ressaltando a força das mulheres empreendedoras.

Nesta quinta-feira, 10, às 20h, a Firjan Senai terá um desfile exclusivo com 14 produções de alunos.

Firjan promove palestras 

Com a entrada de produtos chineses no mercado, vendidos a preços bem abaixo das peças produzidas no Brasil, o polo de moda íntima da região se sente ameaçado com essa concorrência. Diante deste cenário, a Firjan programou palestras com grandes nomes do mercado de moda para auxiliar as empresas a melhorar o ambiente de negócios, através da inovação, sustentabilidade e criatividade; dicas e informações sobre o comércio exterior com a Abit e APEX Brasil; novidades do mundo digital e novas tecnologias; mulheres na indústria, entre outras abordagens relevantes para aumentar a competitividade do polo de Nova Friburgo região.

Galvão

Galvão