Firjan prestigia posse do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Firjan prestigia posse do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços

Presidente da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, prestigiou a posse do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, 4. A cerimônia, em Brasília, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

“A recriação do ministério será essencial para o desenvolvimento do país. Na agenda de ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’, documento que produzimos em 2022 com contribuições para políticas públicas dos governos federal e estadual, destacávamos esse pleito, agora atendido”, destacou Eduardo Eugenio, que teve uma longa reunião de trabalho com o ministro, logo após a cerimônia da posse.

A reunião foi realizada no gabinete da vice-presidência da República. Bastante interessado pelos pontos destacados na agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’, Alckmin agradeceu as contribuições reunidas no documento e pediu detalhamento de vários tópicos apresentados. Também sinalizou ao presidente da Firjan, interesse em aprofundar as informações que constam na agenda.

Comprometida com o fortalecimento da indústria e com a retomada do crescimento econômico no Rio de Janeiro e no Brasil, a federação também defende o fomento de setores estratégicos para fortalecer a competitividade industrial e reduzir a dependência relacionada às longas cadeias globais de produção. 

“A expectativa é que o novo ministério se dedique a ações nesse sentido. Desejamos sucesso a todos os empossados e nos colocamos à disposição para contribuir com proposições que caminhem na direção do desenvolvimento do país”, complementou o presidente da Firjan.

Propostas Firjan para um Brasil 4.0

Produzido com a contribuição direta de mais de 600 lideranças empresariais fluminenses, a agenda ‘Propostas Firjan para um Brasil 4.0’ apresenta 62 proposições para a esfera federal, e 41 para esfera estadual. No âmbito nacional, foram destacadas a volta do ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e aquelas propostas que podem ter efeito substancial em curto espaço de tempo, sobre a produtividade da economia nacional. 

A Firjan ressalta ainda a necessidade de atenção especial para a indústria de Defesa, para a Economia Criativa, e para uma visão sistêmica do Complexo Econômico Industrial da Saúde. São setores fundamentais para o desenvolvimento do país e com grande potencial para alavancar o crescimento econômico do estado do Rio.

A Voz da Serra

Galvão

Galvão