Fiscalização encontra 530 litros de cachaça artesanal irregular em Rio das Ostras

Fiscalização encontra 530 litros de cachaça artesanal irregular em Rio das Ostras

Mais de 500 litros de cachaça artesanal irregular foram descartados em Rio das Ostras nessa quinta-feira, 21, em uma grande ação da Secretaria Estadual de Defesa do Consumidor do Rio contra o comércio de bebidas irregulares.

Parte da Operação Salus, a ação contou com a participação de agentes da Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado do Rio (Procon-RJ), e da 128ª Delegacia de Polícia Civil (128ª DP), de Rio das Ostras, além do apoio técnica da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE).

Com objetivo de fiscalizar estabelecimentos como revendedores e bares de Rio das Ostras, a ação encontrou, em um dos locais vistoriados, um total de 530 litros de cachaça artesanal sem registro no Ministério da Agricultura e Pecuária.

Além disso, foram identificadas várias irregularidades, como o armazenamento de forma inadequada, e o rótulo sem informações obrigatórias, entre elas, identificação do produtor e do distribuidor, endereço, CNPJ e origem da bebida.

Segundo o secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca (PL), a comercialização desse tipo de produto representa um risco grave à saúde da população, especialmente visando a aproximação do Carnaval.

“Estamos falando de uma bebida sem qualquer controle de origem ou qualidade, que representa um risco direto à vida e à segurança dos consumidores, inclusive pela possibilidade de contaminação por substâncias nocivas. Nosso trabalho é impedir que produtos irregulares cheguem à população”, afirmou Gutemberg Fonseca.

Diante de tantas irregularidades, o estabelecimento comercial foi autuado e a bebida irregular descartada no local, na presença dos fiscais, com o responsável pelo local sendo notificado, com o prazo de 15 dias para apresentar defesa.