Formação continuada para profissionais da Secretaria de Educação discute políticas de inclusão

Formação continuada para profissionais da Secretaria de Educação discute políticas de inclusão

A Superintendência de Educação Inclusiva e Social, juntamente com a Coordenação de Educação Inclusiva, investe há anos na formação continuada dos profissionais da rede municipal de ensino. E esse ano, não será diferente.

Sabendo que a formação continuada aponta para a possibilidade de um novo perfil de educador, onde o mesmo ressignifica seus conhecimentos adquiridos em formação inicial e na sua prática cotidiana, estabelecendo um real entrelaçamento da teoria com a prática, a Coordenação de Educação Inclusiva incentiva, cada vez mais, o enriquecimento do aprendizado voltado para as questões específicas da inclusão escolar. Por isso, a última quinta-feira (22) foi o início de um ciclo de formações para aproximadamente 135 profissionais especialistas que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE), oriundos de 76 unidades escolares com salas de recursos multifuncionais e 10 unidades com salas de Apoio Pedagógico Específico (APE).

O encontro ocorreu no auditório Cláudio Ulpiano na Cidade Universitária e teve o objetivo de orientar o trabalho desenvolvido pelos professores especialistas no que tange o atendimento aos alunos com deficiências, Transtorno do Espectro Autista (TEA), altas habilidades/superdotação e transtornos funcionais específicos. A equipe da Coordenação de Educação Inclusiva apresentou o projeto ‘Todos por uma Macaé Inclusiva’ e os protocolos utilizados para atendimentos nas salas específicas. Iniciado em 2022, o tema do projeto para este ano será “ Desvendando a Inclusão Escolar através do Trabalho Colaborativo” e tem sua culminância no IX Seminário da Educação na perspectiva Inclusiva, que se realizará no segundo semestre.

Durante o ano letivo muitas outras formações são realizadas pelos profissionais que atuam na Coordenação de Educação Inclusiva, pontuadas da seguinte maneira: Formação para Gestores: O papel das lideranças na Cultura Colaborativa; A participação do auxiliar de serviços escolares na construção colaborativa de uma escola inclusiva; Plano Educacional Individualizado: ferramenta facilitadora da inclusão escolar; Autismo na escola: conhecer para incluir; entre outros.

A Coordenação de Educação Inclusiva pautada nas políticas de inclusão nacional tem o objetivo de nortear o trabalho da rede municipal de ensino através de avaliações, acompanhamentos, pesquisas, estudos, formações e parcerias intersetoriais agregando conhecimento e prática desenvolvida pelos profissionais das unidades escolares. Atualmente, é composta por profissionais especialistas que atuam como coordenadores de campo e por uma equipe multiprofissional.

A Secretaria de Educação, por meio da Superintendência de Educação Inclusiva, tem discutido amplamente as políticas de inclusão, buscando acompanhar e atender o crescimento da demanda, aprimorando seu sistema educacional e garantindo em suas unidades escolares o direito às pessoas com deficiência, portadoras do Transtorno do Espectro Autista, com altas habilidades/superdotação ou transtornos funcionais específicos, condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem, por meio da oferta de serviços e de recursos de acessibilidade que eliminem as barreiras físicas e atitudinais, promovendo a inclusão plena.


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