Geodia chega à sua 20ª edição em Cabo Frio com trilha educativa no Morro do Vigia e Praia das Conchas, neste sábado (26)

Em homenagem ao Dia da Terra (22 de abril) e ao aniversário de 14 anos do Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb (celebrado em 18 de abril), Cabo Frio será palco da 20ª edição do Geodia, no próximo sábado (26). A atividade acontece no Morro do Vigia e na Praia das Conchas, reunindo ciência, natureza e educação ambiental.
A ação é promovida pela Prefeitura de Cabo Frio, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com o Geoparque Aspirante Costões e Lagunas e o Parque Estadual da Costa do Sol Anita Mureb, com apoio técnico do Serviço Geológico do Brasil.
O ponto de encontro será na Praia das Conchas, ao lado da tenda do Parque, no canto esquerdo do estacionamento, a partir das 7h30. A participação é gratuita, e as inscrições devem ser feitas previamente pelo link: https://forms.gle/MVsWsFwjVQ4D5EFE6
Com foco na valorização do patrimônio geológico e da biodiversidade local, o Geodia promove trilhas interpretativas em locais de grande relevância científica, paisagística e pedagógica. A programação inclui uma caminhada guiada pelos trechos 3 e 4 da Trilha TransCaboFrio, passando por geossítios de destaque na Praia das Conchas e no Morro do Vigia.
Durante o percurso, os participantes — entre estudantes, educadores, moradores e turistas — terão a oportunidade de compreender processos geológicos que moldaram a região, além de aprofundar o olhar sobre a importância da geodiversidade para o equilíbrio do planeta.
“Queremos celebrar o Dia da Terra em contato direto com áreas que preservam registros da formação geológica do planeta. Esses geossítios, protegidos pelo Parque Estadual da Costa do Sol, têm importância internacional e são verdadeiras janelas para a história natural. Nosso objetivo é ampliar a consciência sobre o valor do nosso patrimônio geológico, promovendo o turismo sustentável, a educação ambiental e a conservação dos nossos ecossistemas”, destaca Mônica Aguiar, coordenadora de Ecoturismo.
A atividade acontece das 8h às 13h. Recomenda-se que os participantes utilizem roupas leves, calçados apropriados, protetor solar, chapéu e levem água para hidratação durante o percurso.