Gestores da FMS visitam UPH de Travessão e discutem início das obras
Gestores da Fundação Municipal de Saúde (FMS) se reuniram na segunda-feira (13) para discutir o início das obras de reforma da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão, que será transformada em Clínica da Família. O projeto integra os investimentos contínuos do governo do prefeito Wladimir Garotinho e do vice Frederico Paes, para garantir uma saúde de qualidade para a população.
A reforma abrange uma reestruturação completa da unidade, incluindo melhorias na parte hidráulica e elétrica, reforma do telhado, fachada e ampliação do espaço físico. Com um aporte financeiro superior a R$ 1 milhão, a obra vai oferecer condições de trabalho ideais aos profissionais de saúde e maior comodidade aos usuários.
A unidade manterá o atendimento emergencial 24h adulto e pediátrico, disponibilizando ainda serviços ambulatoriais em diversas especialidades como pediatria, geriatria, ginecologia, otorrinolaringologia, dermatologia, obstetrícia, alergista pediátrica, clínica médica, urologia e ortopedia.
Na opinião do secretário municipal de Saúde, Paulo Hirano, a obra significa mais um avanço na área da Saúde, priorizando a expansão e a melhoria da assistência médica à população. “Certamente, a nova unidade irá beneficiar toda a região Norte de Campos com maior resolutividade assistencial”, comunicou.
Segundo a supervisora administrativa da UPH, Eliana Sardinha, a unidade realiza atualmente uma média de 5.760 atendimentos emergenciais/mês e 3.680 ambulatoriais. “Essas melhorias chegam em uma excelente hora. Teremos uma estrutura bem maior para atender não apenas aos moradores de Travessão, mas de localidades vizinhas”, disse ela, destacando que o atendimento continuará no mesmo local, sendo redirecionado se houver necessidade.
Transformações nas Clínicas- Durante a reunião, a diretora de Gestão das UPHs, Bruna Vassimon, enfatizou a transformação da UPH em Clínica da Família, seguindo o mesmo modelo da Clínica da Criança e da Clínica do Adulto, que passará a funcionar na UPH da Saldanha Marinho, cuja obra já está em andamento.
Já o superintendente de Faturamento e Finanças da FMS, Filipe Mocaiber, disse que a obra vai proporcionar um cuidado mais abrangente e alinhado às expectativas da população, marcando um novo capítulo na prestação de serviços de saúde.
“Em um cenário de transformações na saúde municipal, o governo Wladimir está revolucionando a rede de urgência e emergência. A Clínica da Criança, inaugurada com sucesso no ano passado, já trouxe uma mudança significativa no atendimento pediátrico, substituindo fragmentação por resolutividade”, comentou.
O superintendente de Gestão e Planejamento da FMS, Gilberto Nunes, afirmou que, a pedido do prefeito, a equipe está empenhada em tornar a UPH mais eficiente para atender de maneira adequada a população de Travessão. “Além disso, vamos oferecer mais conforto aos nossos funcionários, transformando espaços que antes não eram tão resolutivos em ambientes acolhedores”, afirmou.
A reunião contou, ainda, com a participação dos coordenadores da empresa responsável pela obra, Alexandre Kury e Enilson Queiroz.