Governo apoia projeto de entreposto para pescadores de Macaé
A instalação de um polo de beneficiamento do pescado produzido pelos pescadores artesanais de Macaé será viabilizada pelo governo municipal. O projeto é desenvolvido pela UFRJ e conta com financiamento da Petrobras. O layout e benefícios da instalação foram apresentados ao prefeito Welberth Rezende nesta quinta-feira (20).
A apresentação do projeto da Unidade de Beneficiamento de Pescado (UBP) foi feita pelos representantes do Pescarte, os educadores ambientais Maria Clara Monteiro, Olga Maria Souza e Carlos Eduardo Macedo, que fazem parte do programa que desenvolve iniciativas de fomento à comunidade pesqueira do litoral fluminense.
O prefeito garantiu a cessão de área pública para a instalação da unidade que terá a capacidade de gerar cerca de 140 empregos diretos voltados a acolher a comunidade pesqueira local, além de oferecer ao pescador espaços destinados à refrigeração, armazenamento e beneficiamento do pescado, agregando valor à produção.
“Garantimos apoio a todas as iniciativas que possam elevar a capacidade produtiva dos nossos pescadores, tornando a atividade cada vez mais potente e lucrativa para as famílias que vivem diretamente da atividade”, afirmou o prefeito.
A UBP é desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com investimentos já reservados pela Petrobras, através de condicionante ambiental.
“O objetivo é gerar renda para os pescadores, garantindo que o lucro da pesca artesanal fique com as famílias que vivem da produção”, destacou Carlos Eduardo.
O projeto da UBP também foi apoiado pelo vereador Alan Mansur e pelo presidente da Colônia de Pescadores, Eduardo Gonçalves da Silva. A apresentação do projeto também contou com a participação do Secretário de Pesca, Jair Barcelos e do Procurador Geral do Município, Fabiano Paschoal.