Governo do Estado fará ações de fiscalização e esquema especial no transporte público para jogos da Libertadores

Governo do Estado fará ações de fiscalização e esquema especial no transporte público para jogos da Libertadores

Trens do metrô e Supervia terão reforço na operação nesta quarta (18/09) e quinta-feira (19/09)

O Governo do Estado preparou um esquema especial para atender o público que irá aos jogos da Libertadores, nos dias 18 e 19 de setembro. As partidas acontecem nos estádios Jornalista Mário Filho, o Maracanã, e Olímpico Nilton Santos, o Engenhão. O foco é o comércio de produtos e serviços oferecidos aos torcedores. A Supervia e o Metrô Rio terão horários especiais para reforçar o transporte público. Como parte do planejamento para os eventos, nos dias de realização dos jogos foi decretado ponto facultativo a partir de 15h. 

Os trens da Supervia, a partir de 15h, vão operar com a grade reforçada. Os passageiros que embarcarem na Central do Brasil contarão com intervalos reduzidos nos ramais Santa Cruz, Japeri e Deodoro. No Ramal Japeri, o último trem expresso sairá de Japeri às 12h56, sem partidas para Nova Iguaçu, apenas para Japeri, partindo da Central do Brasil. No Ramal Santa Cruz, o último trem expresso sairá de Santa Cruz às 12h49, enquanto a última viagem expressa para Santa Cruz sairá da Central às 18h55. E no Ramal Deodoro, em determinados horários, os passageiros serão atendidos exclusivamente pelos trens paradores, compartilhados com os ramais Santa Cruz e Japeri. Os ramais Belford Roxo e Saracuruna seguirão a grade regular de dias úteis.

Para facilitar o embarque, os passageiros podem se programar usando a ferramenta “Planeje Sua Viagem” no aplicativo da concessionária. Em caso de dúvidas, os usuários podem consultar a Central de Atendimento pelo número 0800 726 9494.

A concessionária Metrô Rio vai estender o horário de embarque de clientes até 1h30 na estação Central do Brasil, que faz a integração com o serviço de trens da Supervia. O embarque no sistema metroviário será feito exclusivamente pelo acesso A (Central do Brasil). Não haverá integração com trens nas estações do metrô Maracanã e São Cristóvão. As demais estações do sistema funcionarão normalmente, das 5h à meia-noite. Depois deste horário, as estações ficarão abertas apenas para desembarque. 

No retorno, a partir da estação Central do Brasil, os torcedores poderão seguir para as estações das linhas 1 e 4 no sentido Uruguai/Tijuca ou sentido Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. Já para a linha 2, os trens seguirão da estação Central para a Pavuna. 

A concessionária orienta que os clientes carreguem seus cartões com antecedência ou utilizem o pagamento por aproximação presente nos cartões de crédito e débito ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, diretamente nos validadores das catracas. Há ainda opções de compra ou recarga antecipada de seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site ou no aplicativo Giro MetrôRio ou pelo aplicativo RecargaPay.

O efetivo de segurança e de operadores de estação serão reforçados, principalmente nas estações próximas ao estádio.

Fiscalizações a favor do consumidor

Dentro dos estádios, o torcedor também terá seus direitos protegidos. Agentes da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor estarão presentes nos jogos das quartas de finais da Copa Libertadores, no Maracanã e no Engenhão, realizando fiscalizações dentro dos estádios. O objetivo é garantir que não haja irregularidades no comércio de produtos e serviços oferecidos aos torcedores. 

Os agentes vão verificar a conformidade de preços e a qualidade dos produtos alimentícios disponíveis nos quiosques e bares. Outro foco da operação será o combate à prática de venda ilegal de ingressos por cambistas, garantindo que os torcedores adquiram o bilhete de forma segura e regulamentada.

Na área externa dos estádios, a Polícia Militar também dará apoio às ações de fiscalização. A atuação conjunta visa proporcionar uma experiência segura e tranquila aos torcedores, combatendo práticas abusivas e preservando os direitos dos consumidores.

Galvão

Galvão