Guarda Ambiental de Cabo Frio resgata ouriço-cacheiro 

Guarda Ambiental de Cabo Frio resgata ouriço-cacheiro 

Um ouriço-cacheiro foi resgatado pela Guarda Ambiental de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na tarde dessa segunda-feira, dia 8, após ser encontrado na área urbana de Unamar, bairro no distrito de Tamoios.

O animal silvestre foi achado pela equipe da guarda no loteamento Orla 500, depois que moradores acionaram o grupamento.

O ouriço passou por uma observação dos agentes e, como não estava ferido, foi solto em seu habitat. O local não foi revelado para preservar o animal contra a ação de caçadores.

De acordo com biólogos, esse tipo de roedor pode medir até cerca de 50 cm e pesar até 1 kg. Seu corpo é coberto por espinhos, que se estendem da cabeça até a metade da cauda.

O ouriço-cacheiro possui garras fortes nos membros e a coloração da pelagem varia do acinzentado ao amarelado.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, nenhuma espécie de ouriço tem a capacidade de lançar espinhos para se defender.

Segundo os especialistas, o que esse animal faz quando se sente ameaçado, é apenas eriçar seus espinhos e curvar o corpo de forma a tentar proteger a cabeça e os membros.

Os espinhos se soltam facilmente e, caso algum predador pegue o ouriço, ficará com as patas ou boca espetadas e com espinhos. Sendo assim, é fundamental não tentar manusear o animal.

A prefeitura do município, por meio de suas redes sociais, alerta com frequência que, em casos como este, a população deve acionar as equipes para fazer a remoção de animais pelo número 153.

Galvão

Galvão