Hospital do Câncer vai oferecer também tratamento de radioterapia

Hospital do Câncer vai oferecer também tratamento de radioterapia

Uma equipe das secretarias estaduais de Obras e de Infraestrutura e Cidades estiveram em Nova Friburgo, na terça-feira, 27, com o secretário de saúde do Estado, Dr. Luizinho, em uma visita técnica às obras do Hospital Regional de Oncologia Francisco Faria, o Hospital do Câncer de Nova Friburgo. De acordo com o vereador José Roberto Folly, que acompanhou a visita, o objetivo foi definir o local onde ficará o bunker de radioterapia. “No projeto inicial do hospital, seria oferecido somente o tratamento de quimioterapia. Mas, o secretário faz questão que o hospital ofereça também a radioterapia”, informou Folly.

O vereador explicou que a construção do bunker tem características específicas, como o material e a largura das paredes. “As paredes e a laje têm que ser de concreto de alta densidade, por conta da radiação. Dentro do hospital não tem como ser instalado, porque a parte estrutural não permite. Foi definido que uma área do estacionamento é espaço considerado ideal para que seja instalado o bunker”, disse o vereador.

Folly também informou que foi definida a cor da unidade para pintura do prédio, que deve ser azul. “É a cor padrão que define as unidades de saúde do Governo do Estado. A obra está a pleno vapor, com cerca de 200 pessoas trabalhando para que fique pronta rapidamente”, ressaltou.

Conclusão adiada para o fim do ano

Inicialmente prevista para durar um ano, com término em junho de 2023, a obra continua sendo executada nas instalações do antigo Centro Adventista de Vida Saudável (Cavs), na Ponte da Saudade. De acordo com o Governo do Estado, a previsão do término é agora o fim deste ano.

Em nota, o Governo do Estado informou que “o cronograma das obras no Hospital do Câncer teve uma alteração no prazo de entrega para inclusão de elevadores e outros equipamentos. Os acréscimos ao projeto original oferecem maior acessibilidade e conforto aos pacientes oncológicos.”

A Secretaria estadual de Saúde informou que quando estiver próximo ao fim da obra, começará o processo de licitação do mobiliário e dos equipamentos necessários para o funcionamento da unidade.

Galvão

Galvão