Hospital São José pode deixar de atender pelo SUS em Teresópolis a partir de junho
O Hospital São José, responsável pelos atendimentos de alta complexidade e cirurgia vascular em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, enviou um ofício-notificação à prefeitura, na tarde da última quinta-feira, dia 16, onde diz que não pretende renovar o convênio firmado com o município para a prestação de serviços pelo SUS.
A assessoria de imprensa da unidade informou ainda, por meio de nota enviada à imprensa, que vai encerrar a prestação de serviços pelo SUS, conforme firmado através de convênio em 2013, no dia 16 de junho (período de 120 dias).
A justificativa, segundo a nota, seria a dificuldade de “sanar o déficit financeiro do hospital decorrente, principalmente, do não pagamento dos serviços contratados nos âmbitos municipal e federal, mesmo comunicando sistematicamente ao poder público esse cenário”.
Segundo ainda o comunicado emitido, o montante do não pagamento (dívida corrente e dívida judicializada) pelo município, ultrapassa o valor de R$ 53 milhões.
O hospital finaliza dizendo que “cumpriremos todos os prazos contratuais e legais, com a ciência de que existem outros prestadores na micro e macrorregiões de Saúde com plena capacidade de absorção da demanda de atendimento para o município”.
Veja o que diz a prefeitura
Através das redes sociais, a prefeitura se posicionou na manhã desta sexta-feira, dia 17, dizendo que se surpreendeu com a notificação enviada pela direção do hospital e que enviará uma contra notificação requerendo esclarecimentos e uma reunião com a presidência da Rede Santa Catarina, Fundação administradora do Hospital São José de Teresópolis.
Informamos que nos últimos dois dias foram repassados mais de R$ 3.250.000,00 ao Hospital Filantrópico. O município e o Conselho de Saúde vão trabalhar para manter esses serviços essenciais à população.
Na nota, a prefeitura diz também que o hospital possui papel essencial para a saúde pública municipal, sendo referência para diversos serviços do SUS, como em oncologia clínica e cirúrgica para toda a região.
O contrato do hospital com o município prevê, além de outras prestações pelo SUS, serviços de alta complexidade e 13 leitos de UTI. Além disso, o Hospital São José é o único que presta o serviço de cirurgia vascular pelo SUS na cidade.
A reportagem aguarda respostas da Prefeitura de Teresópolis a respeito da pendência em aberto, que a unidade alega ter com o município, e o que pretende fazer para manter a prestação desses serviços à população, caso a direção do hospital mantenha a posição de encerrar as atividades em junho deste ano.