Igreja católica promove campanha de doação de sangue
A Diocese de Petrópolis está promovendo, até fim deste mês, a campanha “Católico Sangue Bom”. O objetivo é incentivar fiéis a fazerem doações ao Banco de Sangue Santa Teresa. Essa é uma iniciativa que vem sendo realizada anualmente, sempre em outubro, e que chega à quarta edição em 2021. O Bispo Dom Gregório Paixão fez questão de participar e esteve no local nessa semana.
“Doar sangue é um ato de amor, e como lemos no livro dos Atos dos Apóstolos: “Há mais felicidade em dar do que receber”. Peço que todos os que podem, doem. Jesus nos doou sua vida e seu sangue foi penhor da nossa salvação. Se Ele assim agiu, façamos o mesmo, discípulos que somos Dele. Que Deus a todos abençoe”, destacou Dom Gregório. O bispo também ressaltou que a campanha não é restrita a Petrópolis, mas incentivou que os católicos compareçam aos bancos de sangue de todas as cidades que fazem parte da diocese.
Essa é mais uma campanha em prol do banco de sangue, que completou um ano da nova sede no fim de setembro. Apesar da festa pelo aniversário do novo endereço, a instituição ainda mantém um intenso trabalho para manter os estoques alto e uma rotina de doações regulares. O líder regional de captação do Banco de Sangue Santa Teresa, Rodrigo Moreira, explica que a unidade precisa receber mais de 2 mil doadores por mês para que os estoques sanguíneos se mantenham em um nível seguro para atender com conforto às demandas dos pacientes em tratamento nos hospitais.
“Atualmente esse número tem ficado entre 30 a 40% abaixo do ideal. E nossa expectativa é cada vez mais receber os doadores com carinho, atenção e dedicação. Eles são a razão de tudo, pois garantem uma nova oportunidade de vida a milhares de pacientes nas mais diversas adversidades. Não existe substituto para sangue natural, por isso a doação é importantíssima para salvar vidas, além de ser um ato altruísta e voluntário. Esperamos que todas as pessoas se esforcem e mantenham a doação de sangue como uma rotina”, informa Rodrigo.
A doação pode ser feita por pessoas entre 16 e 69 anos, que esteja em boas condições de saúde e pesem mais de 50 kg. Não é necessário estar em jejum, mas o banco de sangue pede que o doador aguarde pelo menos três horas após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos. Além disso, o doador não deve ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de ir ao local. Há restrição apenas para diabéticos que usem insulina, quem teve infecções sexualmente transmissíveis (IST) ou doença de chagas, e pessoas que fizeram tatuagem ou implantaram piercing nos últimos 12 meses ou realizaram endoscopia há menos de seis meses. Em caso de uso de medicamentos ou cirurgias realizadas recentemente, é recomendável consultar a equipe do banco de sangue previamente.
Se a pessoa teve covid-19, deve aguardar 30 dias; se teve contato com paciente com diagnóstico positivo ou suspeita, deve aguardar 14 dias. Para os vacinados, é solicitado esperar 48 horas após aplicação da dose da Coronavac e sete dias caso tenha tomado imunizantes AstraZeneca, Pfizer ou Janssen. Para quem tomou vacina da gripe, também é solicitado esperar dois dias para realizar a doação ou, caso tenha contraído gripe ou resfriado, uma semana após terminarem os sintomas.
A unidade abre diariamente para receber os doadores, inclusive aos finais de semana e feriados, das 7h às 18h, na Rua Doutor Paulo Hervê, 1130 – Bingen, ao lado do Banco Bradesco. É necessário apenas apresentar um documento oficial com foto. Há estacionamento gratuito para doadores no Shopping Center Badia.
Diário de Petrópolis