Incêndio atinge plataforma PCH-1 da Petrobras a 130 km de Macaé

Um incêndio na plataforma PCH-1 (Cherne 1) na Bacia de Campos a cerca de 130 km de Macaé deixou ao menos oito trabalhadores com ferimentos leves. O caso aconteceu na última segunda-feira (21). Um dos trabalhadores chegou a cair ao mar durante o incidente e foi socorrido com vida pela embarcação Locar XXII, apresentando queimaduras e consciente. Eles foram resgatados e conduzidos para o Hospital Público Municipal de Macaé (HPM).
O incêndio começou por volta das 7h25 e foi completamente controlado às 11h25. A Petrobrás informou que a plataforma não produz petróleo desde 2020. Ela afirmou também que as equipes não essenciais serão desembarcadas de forma preventiva para que a integridade das instalações seja avaliada. Uma comissão também será formada para apurar as causas do acidente.
A plataforma está em processo final de venda pela Petrobrás, para a empresa britânica Perenco. Neste período de transição, atuam na plataforma trabalhadores das duas empresas. A previsão é a de que a transferência de propriedade seja concluída no final de 2025.
A Prefeitura de Macaé também informou que está de “prontidão para auxiliar a Petrobras em razão do acidente na plataforma. As autoridades municipais seguem em contato com a gerência-geral da Unidade de Negócios da Bacia de Campos (UN-BC), e a infraestrutura de todas as secretarias está à disposição para auxiliar em tudo que for necessário”, disse o poder público por meio de um comunicado.