Incêndio em aterro sanitário deixa Teresópolis sob fumaça

Incêndio em aterro sanitário deixa Teresópolis sob fumaça

A cidade de Teresópolis, na Região Serrana do Rio, amanheceu encoberta por fumaça, nesta segunda-feira, 26, depois que um incêndio atingiu o aterro sanitário do Fischer, no bairro da Prata, durante a madrugada. O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local, que fica na BR-116, às 5h02. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há mais fumaça na rodovia. Não há registro de feridos. 

De acordo com a prefeitura de Teresópolis, as aulas foram suspensas em unidades da rede municipal que ficam próximas ao aterro sanitário e a Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que, por conta da grande quantidade de fumaça, sete escolas estaduais da cidade não funcionaram hoje. “O calendário pedagógico perdido será reposto o mais breve possível”, completou a pasta. 

A Secretaria Municipal de Saúde recomendou o uso de máscara de proteção para pacientes portadores de doenças respiratórias, como asma ou bronquite, até que a fumaça se dissipe. A pasta também orienta que, em caso de complicações respiratórias, os moradores devem procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas ouo Pronto Atendimento de Saúde Dr. Eitel Abdallah, no bairro São Pedro, ou o Serviço de Pronto Atendimento de Bonsucesso, na Zona Rural.

Ainda segundo a prefeitura, “ao que tudo indica, trata-se de um incêndio criminoso” e as investigações para apurar as causas e os responsáveis já começaram. Nas redes sociais, o prefeito Vinícius Claussen disse acreditar que as chamas tiveram início em uma floresta às margens do aterro e acabaram se espalhando. “Mandei investigar a causa desse incêndio, até porque, é um incêndio criminoso e nós não podemos mais conviver com uma situação dessa em Teresópolis (…) Entendemos que, possivelmente, o incêndio que pegou a floresta que margeia o nosso Fischer e acabou trazendo esse fogo para o aterro sanitário”. 

Galvão

Galvão