Inovação e empreendedorismo em pauta no Conlestech
Com o tema ‘Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo’, o evento Conlestech Friburgo foi realizado na última quinta-feira, 20, no escritório regional do Sebrae, no Espaço Arp. Este foi o segundo de quatro eventos de base tecnológica do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Região Leste Fluminense (Conleste), promovido em parceria com o Sebrae, Agência de Inovação da Universidade Federal Fluminense (UFF) e prefeituras consorciadas.
“Discutir o empreendedorismo inovador regional no Conlestech é pensar novas estratégias municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação para benefício de todas os municípios fluminenses”, afirmou Marcelo Delaroli, presidente do Conleste.
A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon; do diretor administrativo e financeiro do Conleste, João Gualberto; do subsecretário de Desenvolvimento Econômico de Nova Friburgo, José Augusto, representando o secretário de Ciência, Tecnologia, Educação Profissionalizante, André Montechiari; e da gerente regional do Sebrae Serrana I, Fernanda Gripp.
“Nova Friburgo é um município vocacionado para a ciência, tecnologia e inovação. Foi uma grande oportunidade de discutir ideias, tudo aquilo que é mais moderno em relação à tecnologia, para que a região, o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil avancem. Todos nós almejamos o desenvolvimento econômico e social, só que isso passa pelo desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação”, afirmou o prefeito de Nova Friburgo, Johnny Maycon.
Ao todo, o evento contou com três ambientes: a Área do Conhecimento, com três painéis; a Área de Exposição do Ecossistema de Inovação; e a Área de Workshop e Networking, com sessão de negócios para startups. A novidade desta edição foi a oficina de Tecnologia e Inovação na Alimentação Escolar com a Escola Superior de Gastronomia da Universidade Candido Mendes, de Nova Friburgo.
O painel de abertura trouxe como tema “Nova Friburgo uma história de Inovação e Empreendedorismo”. O segundo painel debateu o tema “Agritechs: um novo horizonte de oportunidades”. Já o terceiro painel, apresentou “O Novo Marco Legal das Startups e as Leis Municipais de Inovação”.