Jequitibá-rosa milenar impulsiona visitação no Parque dos Três Picos
Árvore que ganhou destaque na novela Renascer, da TV Globo, já atraiu a visita de mais de mil pessoas à area de preservação ambiental
Entre as diversas belezas naturais que integram o Parque Estadual dos Três Picos, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), está um tesouro milenar que ganhou fama nacional através da novela Renascer, da TV Globo: um imponente Jequitibá-Rosa (Cariniana Legalis). Com 40 metros de altura e 19 metros de circunferência na base, a árvore conhecida como “gigante da floresta” é o elemento-chave da trama de Renascer, que tem a exibição de seu último capítulo reprisada neste sábado, 7.
Durante os oito meses que a novela esteve no ar, a sede do parque, no município vizinho de Cachoeiras de Macacu, recebeu mais de nove mil visitantes. Apesar de já popular entre a comunidade local, o imenso jequitibá ganhou uma projeção ainda maior com o remake de Renascer. Podendo ser acessado a partir de uma trilha de nível fácil e com duração de apenas 20 minutos, a quantidade de pessoas que chegaram ao parque para conhecer de perto a árvore da TV triplicou já no primeiro mês de exibição da novela.
Segundo a administração do parque, somente em fevereiro, pelo menos, 1.338 pessoas contemplaram, ao vivo, a imponência do “jequitibá da novela” impulsionados pela estreia da produção global. Em fevereiro do ano passado, o total de visitantes no Parque dos Três Picos foi de 480 pessoas.
Em meio ao verde que cerca 65 mil hectares de extensão do Parque Estadual dos Três Picos, o jequitibá-rosa se destaca na paisagem serrana de Cachoeiras de Macacu ao ultrapassar a copa das outras árvores. Não é à toa que a sede do parque,assim como a estrada que dá acesso ao local, tem o nome da espécie gigante e agora, famosa.
“A curiosidade da população em conhecer esse verdadeiro gigante da floresta é só a porta de entrada para uma das maiores unidades de conservação de proteção integral do Estado do Rio de Janeiro. A aproximação entre a sociedade e as nossas belezas naturais é essencial para a formação de multiplicadores da pauta ambiental”, destacou o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
om cerca de 400 metros de extensão, a trilha interpretativa para chegar até o jequitibá milenar é curta e com poucos obstáculos, favorecendo a visitação também de grupos com pouca experiência. O ponto de partida fica na Estrada Jequitibá, 145, com acesso próximo ao quilômetro 50 da rodovia RJ-116, no bairro Boca do Mato, próximo ao pedágio de Cachoeiras de Macacu. A entrada e o estacionamento são gratuitos.
“Eu fui criado aqui em Cachoeiras e trabalho no parque há mais de 11 anos. É um privilégio muito grande trabalhar no parque e ver o quanto as pessoas ficam maravilhadas, porque a melhor forma de proteger o meio ambiente e por meio de conhecimento. Quando se conhece, é criado um vínculo de identidade e, consequentemente, quer proteger. Esse é o princípio da sustentabilidade,” explica o guarda-parque Leomir Ferreira.
Sobre o parque
Com área aproximada de 65 mil hectares,o Parque Estadual dos Três Picos abrange parte dos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim. Além do novo núcleo em Teresópolis, a unidade de conservação possui sede em Cachoeiras de Macacu, um núcleo de montanha em Nova Friburgo e um núcleo operacional em Guapimirim. O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área proprietária para conservação da biodiversidade de aves,pela BirdLife Internacional.