Laboratório de Matemática da FeMASS recebe alunos para Oficinas de estudo
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), inaugurado no dia 8 de novembro de 2022, na Cidade Universitária, é um espaço de pesquisa, ensino e extensão ligado aos cursos de licenciatura sediados no polo universitário de Macaé atendendo cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) do Campus, entre elas FEMASS, CEDERJ, UFF e UFRJ. O principal objetivo é a formação acadêmica, a formação continuada e o atendimento da comunidade educativa da região ao qual está inserido.O espaço foi planejado inicialmente para atender as demandas do curso de licenciatura em Matemática e atualmente, com suas ações ampliadas, já promove debates e pesquisas relacionadas ao ensino de matemática para os cursos de licenciatura e cursos da área de exatas, além de desenvolver oficinas de capacitação para professores da rede pública de Macaé e região, mais alguns projetos.
Margarete da Silva Ramos, professora da FeMASS na área de cálculo e coordenadora do LEM, conta que o espaço dispõe de materiais e atividades que possibilitam ao aluno construir seu conhecimento por meio de uma aprendizagem significativa, contando com toda a infraestrutura necessária à carga horária prática das disciplinas que compõem a matriz curricular do curso de licenciatura em Matemática.
“O laboratório foi uma conquista para a formação de cada aluno, um ambiente motivador do interesse dos alunos, sendo uma forma mais atrativa e organizada da utilização dos materiais didáticos manipuláveis, facilitando a compreensão de conceitos e propriedades matemáticas. Nosso intuito é democratizar e popularizar a matemática, não só entre os professores e alunos da Cidade Universitária, mas alunos do ensino fundamental e médio das redes públicas e particulares de ensino de Macaé e região, além do público externo”, explicou Margarete.
As visitações ao laboratório iniciaram este ano e acontecem mediante agendamento prévio feito por aqui. As visitas incluem exposição de kits, jogos e desafios com acesso a materiais e sugestões de atividades existentes para a sua prática docente. Já as Oficinas pedagógicas docentes são disponibilizadas a partir de temas específicos podendo ser dirigidas por professores ou mesmo por estudantes da licenciatura treinados para o atendimento.
As Oficinas educacionais para estudantes atendem a um conteúdo ou área específica com o objetivo de reforço escolar ou apresentação de um conteúdo que os estudantes estejam desenvolvendo no cotidiano escolar. Outra possibilidade pode ser o estímulo ao conhecimento matemático para grupos menores das escolas como clubes da matemática.