Lâmpadas de vapor de mercúrio dão lugar às de led

Lâmpadas de vapor de mercúrio dão lugar às de led

A Prefeitura de Maricá está substituindo as luminárias de vapor de mercúrio por lâmpadas de led nas vias públicas, praças e quadras poliesportivas do município. A meta é substituir as cerca de 43 mil luminárias que compõem o parque de iluminação do município.As lâmpadas de led tem maior durabilidade, são recicláveis, emitem menos gás carbônico em comparação com as lâmpadas convencionais, possuem maior luminosidade e reproduzem as cores do ambiente com maior fidelidade. Em termos de economia, as lâmpadas led convertem aproximadamente 95% da energia elétrica em luz, contra 60% das luminárias comuns.

“Essa troca representa a modernização do nosso parque de iluminação pública. As lâmpadas de led são bem mais econômicas que as produzidas de outros materiais. Além disso, elas não sobrecarregam a rede de energia, fazendo com que funcione melhor em uma tensão menor, enquanto as antigas ficam em meia fase”, explicou o secretário de Iluminação Pública, Fábio Aguiar.

A substituição está acontecendo em toda a extensão das ruas Álvares de Castro e Barão de Inoã, além da Avenida Francisco Sabino da Costa, no Centro; no Parque Nanci; Flamengo; Ponta Negra; orla de Araçatiba e nas quadras poliesportivas. Também estão sendo substituídas as lâmpadas da Avenida Zumbi dos Palmares (Avenida 1) e Estrada dos Cajueiros, ambas em Itaipuaçu.Já nas avenidas Gilberto de Carvalho e Carlos Marighella, também em Itaipuaçu, a troca está sendo executada por meio do convênio assinado com a concessionária de energia elétrica Enel. O projeto prevê a substituição de cerca de 600 lâmpadas à base de mercúrio por outras led. A Rua Professor Cardoso de Menezes, conhecida como Rua 1, também será beneficiada pelo convênio.

Galvão

Galvão