Macaé + 20 debate eixos Cidade Inteligente e Planejamento Urbano e Rural
Os fóruns intersetoriais do projeto Macaé + 20 continuam nesta quarta-feira (1º), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim). O segundo dia dos encontros, realizados pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), discutiu os eixos Cidade Inteligente, Planejamento Urbano e Rural. Nessa primeira etapa, a ideia é reunir o público interno da administração municipal, por meio dos grupos de trabalho, para debater políticas públicas sobre sete eixos que irão desenhar a cidade dos próximos 20 anos.O primeiro dia discutiu os eixos Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e Economia para o Desenvolvimento Sustentável (local/regional). Nesta quinta-feira (2), será a vez dos eixos Meio Ambiente, Sustentabilidade e Desastres Naturais, Tecnologia e Inovação. Já no dia 7 de março (terça-feira), acontece o último fórum intersetorial com o eixo Modernização da Gestão.
Os eixos Cidade Inteligente, Planejamento Urbano e Rural envolveram as áreas de Mobilidade Urbana, Ordem Pública, Ciência e Tecnologia, Comunicação, Ouvidoria, Meio Ambiente, Saneamento, Defesa Civil, Obras, Serviços Públicos, Patrimônio, Habitação e Secretaria de Interior.
“A perspectiva de trabalho é coletiva para desenharmos uma cidade inteligente, inclusiva, moderna, considerando a ótica de produzir com qualidade e em rede. É um modelo de gestão estratégica nos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Macaé, envolvendo o gerenciamento dos recursos e o alcance das metas planejadas”, avaliou o gerente do Egim, Romulo Campos.
Após as discussões dos sete eixos temáticos com o público interno, as propostas serão debatidas com instituições acadêmicas e sociedade civil organizada em seminário e fórum que acontecerão no mês de abril.