Macaé celebra Dia Mundial do Turismo

Macaé celebra Dia Mundial do Turismo

Celebrado na última terça-feira, 27, o Dia Mundial do Turismo e do Turismólogo foi lembrado em Macaé com muitos motivos de comemoração nesse momento após 2 anos e meio do início da pandemia do coronavírus, quando, graças aos avanços da vacinação, a cidade pode voltar a realizar eventos presenciais.

“Há boas perspectivas para a retomada do turismo, fortemente impactado em todo o mundo com a pandemia. Nos últimos meses, o retorno dos grandes eventos, com destaque para a Expo Macaé, no aniversário da cidade, e o Festival Gastronômico (na foto), no início deste mês, dão prova do potencial macaense de se consolidar como um grande polo turístico de lazer e de negócios”, avaliou a prefeitura.

Secretário adjunto de Turismo, Léo Anderson revelou que a cidade tem muitas expectativas com relação à chegada do verão, no fim do ano, quando a demanda do turismo aumenta em toda a região litorânea do Estado.

“A expectativa é grande em relação ao verão que se aproxima, quando a demanda do turismo de lazer aumenta ainda mais. Temos como destaque o Réveillon, Carnaval e outras programações especiais que estamos planejando para a estação mais movimentada do ano”, listou Léo Anderson.

O gestor lembra que, nos anos anteriores à pandemia, Macaé vinha experimentando um crescimento constante do número de grupos de turismo visitando a cidade, vindos dos estados de São Paulo (SP) e Minas Gerais (MG), além do próprio Estado do Rio (RJ), entre outros estados.

Muito desse crescimento se deve também à concessão do Aeroporto de Macaé, recentemente batizado Aeroporto Joaquim de Azevedo Mancebo, administrado desde dezembro de 2019 pela Zurich Airport Brasil, e que já oferece voos comerciais de passageiros para as cidades do Rio de Janeiro e de Campinas (SP).

“O suporte ao setor vem sendo dado pelo governo municipal, que atua como importante apoiador do segmento. Para isso, ações voltadas ao planejamento e à capacitação estão sendo implantadas. O Calendário de Eventos Turísticos do município, por exemplo, é uma parceria entre o poder público e a iniciativa privada. A gastronomia, a cultura e o esporte integram a programação para estimular o turismo em todas as épocas do ano”, reforçou a prefeitura.

Entre outras ações da atual gestão, estão a criação do Posto de Informações Turísticas, no Cavaleiros (PIT), inaugurado em julho deste ano, e a oferta de cursos gratuitos voltados ao setor do Turismo, como os de Condutores de Turismo, e de Recepcionistas, oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional.

O município ressalta ainda a importância do Turismo para a economia local, gerando emprego e renda, e fortalecendo uma cadeia de serviços que estão agregados, como é o caso da rede hoteleira de Macaé, considerada a maior do interior do Estado.

“Estima-se que Macaé disponha de aproximadamente de 10 mil leitos de maneira diversa, que inclui desde pequenas pousadas a grandes hotéis de redes internacionais. O setor é responsável por cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) municipal”, acrescentou Léo Anderson.

De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Turismo, Macaé possui uma operadora de turismo, 22 agências de viagens, e 5 transportadoras turísticas, além de 40 guias de turismo cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), do governo estadual.

Entre os principais atrativos turísticos da cidade, a prefeitura enumera roteiros históricos e culturais,  ecoturismo e turismo de aventura no Sana e na região serrana, incluindo o rafting no Rio Macaé; o Parque Nacional (PARNA) da Restinga de Jurubatiba; o Parque Natural Municipal Atalaia; a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana; e o passeio de barco ao Arquipélago de Sant’Anna.

“Cidade com vocação natural para o turismo, Macaé possui atrativos que vão do mar à montanha. São diferentes opções capazes de atender aos mais variados gostos”, reforça o município.

Galvão

Galvão