Macaé e Campos estão entre as líderes na criação de empregos no Rio em 2024

Um levantamento promovido pela Firjan colocou o estado do Rio de Janeiro com o segundo melhor resultado do país na geração de empregos, com 145.240 empregos formais criados no último ano. E muito desse sucesso no setor passa por Macaé e Campos, duas das cidades que estão entre as dez do Rio que mais geraram postos de trabalho no último ano. Os dados foram levantados com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
De acordo com o levantamento, a região Norte Fluminense registrou 8.611 vagas de emprego no acumulado do ano. Macaé e Campos ficaram no Top 10 dentre 92 municípios fluminenses.
Macaé ficou com a quarta posição no ranking geral, com 7.097 vagas. Já Campos foi o décimo colocado com 2.946 novas vagas de emprego em 2024.
Dentre as atividades que mais geraram empregos na região Norte Fluminense estão montagem de instalação industrial e de estruturas metálicas, manutenção e reparação de embarcações, atividades de apoio a extração de Petróleo e Gás, seguidas por atividades de teleatendimento e de desenvolvimento de programas de computador.
Para o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira, o desempenho do mercado de trabalho em 2024 reflete a resiliência e a capacidade de adaptação da região.
“O levantamento evidencia a expansão de setores estratégicos e o fato de que a o Norte Fluminense tem um papel fundamental no crescimento da empregabilidade, gerando perspectivas positivas para os próximos anos. Ainda que o desempenho não tenha sido homogêneo, os dados mostram dinamismo econômico e evidencia um processo de diversificação com segmentos emergentes, como teleatendimento e desenvolvimento de programas de computador, também apresentando crescimento expressivo”, pontua.
Em Macaé, a Indústria e o setor de Serviços são os responsáveis pela abertura do maior número de novas vagas (+4.744), com destaque para “Montagem de instalações industriais e de estruturas metálicas” (+1.459) e “Atividades de apoio à extração de petróleo e gás natural (+984). Apenas em dezembro, novembro e janeiro de 2024 Macaé registrou saldos negativos. O município ficou com déficit de -127 vagas em dezembro, mas se destaca no saldo do ano.
Já Campos teve como ponto alto o setor de Serviços (+2.249), com destaque para “Atividades de teleatendimento” (+607). O município registrou saldos negativos em quatro dos 12 meses de 2024, incluindo dezembro (-614).