Macaé e Casimiro participam de encontro no Rio com governo estadual e instituições empresariais

Macaé e Casimiro participam de encontro no Rio com governo estadual e instituições empresariais

As prefeituras de Macaé e de Casimiro de Abreu estiveram presentes em um encontro do Desenvolve RJ, realizado nessa quarta-feira, 1 de março, que reuniu municípios e o governo estadual do Rio para debater o futuro das concessões dos serviços de distribuição de energia elétrica e do gás natural no Estado.

Promovido pelos jornais O Dia e Meia Hora, o Desenvolve RJ aconteceu no auditório do Hotel Prodigy, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio, e contou com a presença do governador Cláudio Castro (PL).

O encontro, que contou com a presença do prefeito de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CIDADANIA), e de representantes do governo de Macaé, que representou o Welberth Rezende (CIDADANIA), debatendo essa que é a nova pauta institucional prioritária do governo estadual junto aos municípios.

“A energia é pauta prioritária para Macaé, que sedia hoje os principais investimentos em empreendimentos que transformam o gás [natural] no combustível que alimenta o novo processo de industrialização da nossa cidade e do Estado. Discutir a eficiência na distribuição, atual e futura, desta oferta de energia, está diretamente ligado à posição de Macaé como polo de desenvolvimento do Rio”, avaliou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda de Macaé, Rodrigo Vianna.

A referência de Macaé nessa nova dinâmica de produção, escoamento e processamento do gás natural também foi destacada pelo secretário adjunto de Trabalho e Renda de Macaé, Cristiano Gelinho (CIDADANIA), como estratégica para a discussão sobre a oferta de energia no Estado.

“A Rota 5 do gás fortalece o potencial de Macaé em se manter como polo de processamento de gás natural no Estado, garantindo também a expansão de projetos de termelétricas, e produzir em nossa cidade um volume significativo de energia que alimentará este novo processo de industrialização do Estado”, acrescentou Cristiano Gelinho.

Entre seus objetivos, o encontro Desenvolve RJ teve o objetivo de apresentar os resultados e avanços obtidos no Estado do Rio nos últimos 2 anos, período mais afetado pela pandemia do coronavírus, em termos de desenvolvimento econômico.

Além do prefeito Ramon Gidalte, o governo de Casimiro foi representado pelo secretário de Planejamento e Processamento de Dados, Mauro Goulart, pelo assessor de Desenvolvimento Econômico, Wallace Lopes, e pelo subsecretário de Comunicação Social, José Eduardo Vieira.

No encontro, o governo de Casimiro ressaltou a importância do projeto do Parque Industrial da cidade, como reforçou o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Vinícius Farah (UNIÃO).

“É uma honra para todo o Estado do Rio poder entregar um projeto de desenvolvimento econômico, que é o aporte de recursos para a construção de infraestrutura de 16 parques industriais. E Casimiro de Abreu é um destes municípios, que graças ao empenho e dedicação do prefeito e de toda a sua equipe, vai receber este investimento. O Parque Industrial vai permitir que a cidade se fortaleça economicamente, gerando emprego e renda”, afirmou Vinícius Farah.

A boa relação do Estado com as prefeituras foi reforçada também pelo governador Cláudio Castro, que reafirmou o compromisso de manter o diálogo com os municípios e, e também com o setor empresarial, para tomar decisões que geram impacto direto na definição de investimentos e geração de empregos.

“O diálogo é a premissa do nosso governo e sempre será o caminho na tomada das principais decisões do Estado”, garantiu Cláudio Castro.

Durante o evento, o secretário estadual de Energia e Economia do Mar, Hugo Leal (PSD), também explicou que a relicitação do serviço da distribuição do gás e a nova concessão da energia, já avaliadas, respectivamente, pelo Estado e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), são consideradas prioridade nas discussões que envolvem o futuro da economia fluminense.

“Estes serviços são essenciais à dinâmica dos polos industriais situados em diversos municípios do Rio, que sofrem os impactos da ineficiência. Precisamos assegurar que estes serviços acompanhem o novo ciclo de desenvolvimento que já registramos no nosso Estado”, comentou Hugo Leal.

Por fim, o governador do Rio confirmou o momento de retomada econômica do Estado, exaltando sua gestão que começou com o impeachment do ex-governador Wilson Witzel (PMB), do qual era vice na chapa eleita em 2018.

“Inúmeros indicadores comprovam a retomada econômica do Estado. Temos hoje um Rio de Janeiro organizado, com a credibilidade resgatada, competitivo economicamente, e com uma gestão empenhada em promover o crescimento socioeconômico baseado na sustentabilidade. O reaquecimento da economia é uma realidade em todos os cantos do território fluminense” disse Cláudio Castro.

Clique Diário

Galvão

Galvão