Macaé participa da Conferência Nacional de Educação em Brasília
Representantes da Secretaria de Educação de Macaé estão participando da Conferência Nacional de Educação (Conae 2024) em Brasília. O evento, que termina nesta terça-feira (30), está discutindo o Plano Nacional de Educação 2024-2034, com propostas da sociedade civil de todo o país. No final do ano passado, a CONAE teve as etapas municipal, intermunicipal e estadual, de onde saíram propostas já encaminhadas à conferência.
Ao todo, cerca de 2,5 mil representantes da Educação de todo o país participam da Conae, organizada pelo Governo Federal. De Macaé, estão presentes a estudante Gabriella Barreto de Oliveira, de 15 anos, da Escola Municipal Olga Benário; a representante dos Conselhos Escolares, Márcia Alves Corrêa; a professora Dulce Helena Nascimento Francisco, das escolas municipais Lions e Cândida Maria da Silva Vieira; e a professora Gabriela Barreto de Oliveira, do Colégio Municipal Paulo Freire.
“A Conae 2024 é um evento importantíssimo de onde sairão as propostas da sociedade para o novo Plano Nacional de Educação (PNE). É um espaço democrático, de discussão por uma educação pública de qualidade para todos. Macaé está muito bem representada, inclusive com uma estudante da nossa rede municipal”, comentou a Secretária de Educação, Leandra Lopes.
Os objetivos específicos da Conferência são a avaliação da execução do PNE vigente (Lei n. 13.005/2014), para subsidiar a elaboração do novo Plano. O intuito é identificar problemas e necessidades educacionais da rede pública, além de montar referências para orientar a formulação e implementação dos planos de educação estaduais, distrital e municipais, articulados ao PNE.
“Esse é um momento muito importante, em que representantes de municípios de todo o país têm a oportunidade de discutir os novos rumos para a educação nacional com o novo PNE”, afirma a Superintendente de Gestão Democrática na Secretaria Municipal de Educação de Macaé, Luiziane Lusitano.
A expectativa é que a Conae resulte na proposição de diretrizes, objetivos, metas e estratégias para a próxima década da educação no país. Assim, fortalecerá a gestão democrática; a colaboração e a cooperação federativa para enfrentamento das desigualdades; e a garantia de direitos educacionais, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.