Macaé, por meio da Superintendência de Educação Infantil, da Secretaria de Educação, participa do Fórum de Educação Infantil, que acontece até esta sexta-feira (21), no auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP). O encontro tem como tema central: “Em defesa de uma Educação Infantil emancipatória em tempos de democracia: as vozes dos bebês e crianças”.
A superintendente de Educação Infantil, da Secretaria de Educação de Macaé, Mariana Duarte, está participando do encontro e explica que ele teve início na quarta-feira (19) e, é fundamental para que os representantes de Macaé possam conhecer Políticas Públicas de outros estados, como São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo.
“É uma oportunidade de troca de experiências e conhecer outras realidades na perspectiva de outras secretarias. Vimos que em alguns aspectos estamos bem a frente”, disse.
Ela acrescentou ainda que o Fórum conta com a apresentação de trabalhos de pesquisadores de universidades na área, que possibilita reflexões sobre o assunto.
“Teremos a oportunidade de aprender e dialogar e, principalmente estudar mais sobre a faixa etária de um ano, uma vez que em breve a rede de ensino infantil no município será ampliada, para atender crianças dessa idade. Estamos escrevendo a orientação curricular para os bebês e todas as informações passadas durante o encontro serão muito importantes para nortear o nosso trabalho”, pontuou.
Programação:
19/06 – Abertura às 13h
Encontro de abertura: As vozes de bebês e criança ecoando nos territórios: o direito a cidade com a professora das “Motocas”, Livia Arruda – Professora da EMEI Armando de Arruda
Convidados para a abertura: representantes dos Fóruns do RJ, MG, ES e SP;
20/06 – Manhã (9h às 12h) – Mesa 1 – Políticas públicas para bebês com a participação da Cogei/MEC
Tarde (14h às 17h) – Mesa 2 – Formação Docente ‘As vozes de professoras e professores de bebês e crianças: desafios e potências da formação inicial e permanente.”
21/06 – Manhã (9h às 12h) – Mesa 3 – As desigualdades – Parte I – Entre silêncios e gritos as vozes de bebês e crianças marcadas pelas desigualdades desde a infância.
– Étnico racial.
– Gênero.
Tarde (14h às 17h)
Mesa 3 – As desigualdades – Parte II
– Capacitismo.
– Carta Sudeste.