Macaé realiza a 19ª Semana do Pescado na cidade
A 19ª edição da Semana do Pescado continua no Mercado Municipal de Peixes e ocorre até dia 15, com o apoio da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura. Entre os dias 11 a 15 deste mês, a programação vai acontecer no Polo Gastronômico da Praia dos Cavaleiros. O objetivo é fomentar as vendas, incentivar a gastronomia e o turismo e também estimular a alimentação saudável com o consumo do pescado.
De acordo com o secretário de Pesca e Aquicultura, Jair Gomes de Barcelos Junior, a Semana do Pescado é um evento nacional, que contribui nas áreas da saúde, economia e de eventos. “Vamos divulgar esta programação, que vai fomentar o consumo do pescado e consequentemente na qualidade de vida da população, pois o pescado gera benefícios para saúde”, ressaltou.
A finalidade da Secretaria Adjunta de Pesca e Aquicultura é que o Mercado de Peixes de Macaé receba os consumidores com descontos nas 44 bancas de pescado e, ainda, nas 18 localizadas no Anexo Hamilton Rodrigues Mansur. A programação promete movimentar o espaço e é considerada uma das mais movimentadas após o período da quaresma.
O Secretário de Pesca pontuou que a expectativa é das melhores. “O Festival promete aquecer o Mercado de Peixes e o Polo Gastronômico”, explicou. Já o vice-presidente do Polo, Renato Nicoli, afirmou que 14 restaurantes associados devem fazer parte da Semana. “Esta será uma oportunidade de degustar pratos especiais ligados ao pescado com preços acessíveis. Esta é uma parceria anual. O Mercado também deve ficar movimentado, tendo em vista que 95% da compra de pescado do polo é com representantes de Macaé”, informou.
Atuando em uma banca no Mercado de Peixes há 30 anos, Kátia Silva, destaca que a Semana do Pescado deve contribuir com a procura ao local. “Eventos como estes são importantes para movimentar a venda de pescado. Ano passado tudo ficou mais complicado, e agora estamos com mais esperanças”, frisou.
Vale lembrar que Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes, Niterói e alguns restaurantes da Região dos Lagos também aderiram à iniciativa. A finalidade é promover ações de impulsionamento em mercados, bares, restaurantes e supermercados.
O Mercado Municipal de Peixes funciona na cidade desde 1924, vendendo peixes, crustáceos e frutos do mar. Além disso, as obras de revitalização do cais do Mercado de Peixes de Macaé foram iniciadas. A obra vai contribuir com o escoamento pesqueiro, oferecer maior comodidade de acesso ao embarque e melhor atender aos 2.500 pescadores e “cascadeiras” de Macaé.
O Mercado de Peixes fica na Avenida Presidente Sodré, no Centro. O funcionamento deste espaço e do Anexo é de segunda a sexta, de 7h às 17h; aos sábados, de 7h às 15h e aos domingos, de 7h às 13h.
Cidade 24 Horas