Mais um Macaense em terras Portuguesas
Matheus Babi já esta na Europa. O atleta Macaense que pertence ao Athético do Paraná vai jogar no Santa Clara de Portugal, equipe que atua na primeira liga do País.
Babi ainda se recupera de uma contusão sofria no ano passado. Devido a isso teve poucas oportunidades no elenco principal, e com a chegada do Luis Felipe Scolari ficou sem espaço no grupo. Diante dessa situação o clube Paranaense, resolveu empresta lo e surgiu esse excelente chance de desfilar seu futebol em gramados Europeus.
Matheus revelado em escolinhas de Macaé começou a jogar profissionalmente pelo Macaé Esporte e teve passagem pelo América RJ. Em seu retorno a equipe do Macaé Esporte em 2019, se destacou como um dos artilheiros do Campeonato Carioca daquele ano. Motivo que levou o atleta a ser contratado outra equipe, o Serra Macaense. Em seguida, o clube Macaense emprestou o atleta ao Botafogo RJ, e durante o período que lá permaneceu acabou se destacando nas competições nacionais. Vestindo a camisa do Alvinegro Carioca, chamou a atenção dos dirigentes do Fluminense RJ e do Athético PR. A corrida para ter os direitos federativos de Babi, gerou muita polêmica na ocasião. Contudo, o Athetico acabou levando vantagem, principalmente porque o atleta optou por jogar no clube do sul. Na negociação o Serra Macaense permaneceu com trinta por cento dos seus direitos econômicos, e em caso de qualquer venda futura, terá participação nela.
Ainda sobre o Babi, o empresário André Zanotta, que atua no mercado Europeu, inclusive já trabalhou como Diretor executivo no Grêmio de Porto Alegre, acompanha de perto a carreira de Babi e solicitou informações sobre o atleta ao Rodrigo Santos. O Presidente do Serra Macaense afirmou que ele já estava em fase final de recuperação.
Então depois de um acordo entre as partes envolvidas, foi assinado um empréstimo que vai vigorar até o final do ano. O clube português vai arcar com todas as despesas de premiação e salários do atleta.
Matheus Babi deve se apresentar ao Santa Clara na tarde dessa quinta feira (18), horário de Portugal.
Sobre o Santa Clara
O Clube Desportivo Santa Clara ou apenas Santa Clara é um clube de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. É o clube mais representativo dos Açores (conjunto de ilhas pertencente a Portugal). Os seus maiores feitos, foram a conquista do Campeonato Nacional da II Liga em 2000/2001; do Campeonato Nacional da 2ª Divisão em 1997/1998.
E as suas três presenças no Campeonato Nacional da 1ª Divisão. No dia 6 de maio de 2018 garantiu a subida, após 15 anos na segunda liga, à Primeira Liga Portuguesa.
O jogador Pauleta iniciou sua carreira neste clube. Também, por este clube, passaram treinadores como Manuel José, Paulo Sérgio e Vítor Pereira atual treinador do Corinthians.
Atletas Macaenses que se destacaram no futebol Português
Dentre os atletas que já atuaram no futebol Português, fica impossível não citar nomes como:
- Fernando Macaé – Jogou pelo Belenenses entre 1989 e 1991, foi campeão da Taça de Portugal.
- Léo Macaé – Jogou pelo Vitória de Setúbal
- Claudio Flaubert – conhecido como “O Brazuca de Fermentelos”. Em Portugal, atuou por 11 temporadas atuando diversos clubes até 2002, findando sua carreira com 32 anos. Clubes de Portugal. Beira Mar, Acadêmica de Coimbra, União desportiva Mourisquense. ALBA, Oliveira do Bairro, Sporting Clube de Fermentelos. São João de Ver, Valonguense, Pessegueirense LAAC, e Pinheirense e OIÃ.
- Bruno Viana –Começou na Europa atuando primeiro pelo Olympiacos da Grécia, indicado pelo técnico Português Paulo Bento. Em julho de 2017, deixou a terra dos pensadores Platão e Aristóteles para jogar no futebol português defendendo o Braga na temporada 2017-2018. O Macaense nessa temporada foi considerado uns dos melhores defensores do Campeonato Português
Primeira Liga Portuguesa
O Santa Clara o ocupa a 13º posição do Campeonato Português. No último domingo (14) perdeu para o Boa Vista e enfrenta o Arouca no próximo sábado dia 20 de agosto.
Esporte Press