‘Pró-Turismo’ é protocolado por Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio
A Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, protocolou nesta semana um manifesto na prefeitura da cidade. Chamado de ‘Pró-Turismo’, o documento lista os problemas e as soluções do turismo no município.
De acordo com a associação, o documento foi elaborado em conjunto por empresários e guias de turismo e tem como objetivo sensibilizar o poder público para que medidas sejam tomadas em caráter de urgência, garantindo condições “para que a cidade esteja minimamente preparada para a alta temporada”.
A associação informou que quase 200 pessoas, entre profissionais do setor e moradores preocupados com o turismo, assinaram esse documento, que, além de mostrar as urgências, sugere ainda soluções para cada questão.
O manifesto pede a realização de obras estruturais necessárias; cobra clareza nas regras e na comunicação dos decretos que limitam o acesso de ônibus de turismo na cidade; busca garantias da realização dos eventos do calendário oficial de Cabo Frio; além de solicitar a divulgação do planejamento para o verão.
Segundo Carlos Cunha, presidente da associação, o turista se programa para viajar e precisa ter acesso com antecedência às informações turísticas da cidade:
Tivemos nesse final de semana o Festival Gastronômico no Peró. Até ontem, o evento constava no calendário da cidade, mas não havia menção a ele nas redes sociais oficiais da prefeitura. Essas são algumas das questões cotidianas que vivemos.
Conforme os números divulgados pela instituição, atualmente, os associados da Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio empregam aproximadamente mil profissionais do setor. O trade turístico é responsável por gerar emprego e renda para diversas outras famílias.
Carlos afirmou também que, de forma direta ou indireta, todas as empresas instaladas na cidade dependem do turismo:
A loja que vende tinta e material de construção se beneficia das reformas que os meios de hospedagens realizam, para melhor acomodar seus hospedes; os mercados, farmácias, salões de beleza, etc. O dinheiro gerado pela atividade turística é diretamente injetado na cidade.
Na mesma semana em que o manifesto foi protocolado, representantes da Capitania dos Portos se reuniram com a Prefeitura de Cabo Frio para discutir medidas sobre o turismo náutico, além de outros temas para a alta temporada.
Recentemente, a administração municipal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer, promoveu uma reunião geral de planejamento estratégico, com várias autoridades do município, voltada para o verão 2023/2024.