Manutenção no Sistema Guandu é adiada por causa do calor

Manutenção no Sistema Guandu é adiada por causa do calor

O calor no Rio, que registrou máxima de 40,4ºC no domingo (12), recorde do ano, pesou na decisão de que não era a hora de desligar o sistema e interromper o fornecimento de água. Serviço será realizado na semana que vem, quando a meteorologia prevê redução do calor.

manutenção preventiva do Sistema Guandu foi adiada pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) por conta da previsão das altas temperaturas no estado. Inicialmente prevista para a quinta-feira (16) e sexta (17), a nova data foi definida em uma reunião na tarde desta segunda (13).

O serviço será realizado das 4h de quinta-feira (23) às 4h de sexta-feira (24), quando a meteorologia aponta redução da temperatura.

O calor na capital fluminense, que registrou máxima de 40,4ºC no domingo (12), recorde do ano, pesou na decisão de que não era a hora de desligar o sistema e interromper o fornecimento de água para os clientes.

Preparação para o verão

O processo de manutenção faz parte da preparação da Cedae para o verão e acontecerá na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e nos subsistemas de Marapicu e Lameirão, responsáveis pelo abastecimento de milhões de cariocas e fluminenses.

O serviço vai mobilizar mais de 500 profissionais, entre engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento. Os técnicos farão inspeções e correções para reforçar a eficiência do sistema, como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal.

Além da cidade do Rio, a manutenção exige a interrupção no fornecimento nas cidades de Duque de CaxiasSão João de MeritiNova IguaçuMesquitaNilópolisBelford Roxo e Queimados.

A Cedae recomenda que os moradores reservem água para o período e adiem tarefas não essenciais que exijam grande consumo.

Após a finalização do procedimento, a distribuição de água nas localidades impactadas serão de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

Galvão

Galvão