Maricá decreta ponto facultativo nesta sexta-feira (22/03)
Decisão leva em conta recomendações sobre risco de fortes chuvas para o Estado
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais nesta sexta-feira (22/03) devido às condições climáticas no Estado do Rio de Janeiro, com a chegada de uma frente fria e previsão de chuva forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. O anúncio foi feito pelo prefeito em suas redes sociais.
Todos os órgãos e secretarias municipais envolvidos no plano de contingência da chuva já estão de prontidão desde quinta-feira (21/03) e até domingo (24/03). As aulas na rede municipal de ensino também foram suspensas para evitar riscos no deslocamento de alunos, professores e toda a comunidade escolar.
Os serviços essenciais de saúde funcionarão normalmente, com atendimento 24 horas, incluindo o Hospital Conde Modesto Leal (Centro), a UPA de Inoã, o Pronto Atendimento Santa Rita (Itaipuaçu) e o SAMU 192. As Unidades de Saúde da Família (USF) e da atenção especializada também funcionarão, mantendo as consultas e procedimentos agendados dentro do possível.
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá está com equipes de plantão 24h para atender chamados de emergência pelos telefones 199 e (21)2637-1999 ou pelo WhatsApp (21)98294-3235 /(21) 98263-0048.
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) estão com todo o maquinário preparado para atuar na desobstrução de vias caso seja necessário. Agentes da Seop, Guarda Municipal, Trânsito, além de equipes da Empresa Pública de Transportes e secretarias de Iluminação Pública, Habitação, Proteção Animal, Agricultura e Cidade Sustentável também estão mobilizadas para assegurar os diversos serviços públicos e prestar auxílio aos moradores.
A Secretaria de Assistência Social, em conjunto com a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, está pronta para fazer o acolhimento da população em dez pontos de apoio estratégicos definidos pela prefeitura em caso de necessidade e também nos dois abrigos temporários, que serão instalados em duas escolas municipais, conforme plano de contingência.
Pontos de apoio:
- VALE DA FIGUEIRA E BANANAL:
EM Amanda Pena – Rua Ermínio Ferreira da Silva
- MUMBUCA E AVENIDA:
EM. Joaquim Eugênio – Rua Ledo Barroso Bittencourt
- ITAIPUAÇU:
Centro Evangelistico (IDE) – Av. Carlos Marighella, esquina com Rua 44
- INOÃ (MCMV):
EM. Aniceto Elias – Rua Leonardo José Antunes
- BAIRRO DA AMIZADE:
EM Marcos Vinícius C. Santana – Avenida Três
- PONTA NEGRA – SACRISTIA:
Igreja Evangélica Independente – Avenida Antônio Carlos Jobim
- PEDREIRAS, PARQUE ELDORADO E MUMBUCA (ROVAL):
EM. Carlos Magno Legentil de Mattos – Rua Barão de Inoã, 100
- SÃO JOSÉ DO IMBASSAÍ:
Primeira Igreja Batista – Rodovia Amaral Peixoto, 21
- BOQUEIRÃO:
EM. Maurício Antunes – Rua 63, Estrada do Boqueirão
- PARQUE DA CIDADE:
Escola de Samba União de Maricá – Rodovia Amaral Peixoto, km 28,5
Pontos de apoio móveis:
Os ônibus escolares amarelinhos estarão circulando nos quatro distritos da cidade, além do Vale da Figueira.
Abrigos temporários:
- CENTRO:
Centro Educacional Joana Benedicta Rangel – Rua Nossa Senhora do Amparo, 240
- ITAIPUACU (MGMV):
CEPT Leonel Brizola – Av. Jardel Filho (antiga Av. Dois), esquina com Rua Alice Maximiliano de Souza