Maricá foi o 7º município do RJ mais rápido na abertura de empresas em julho

Maricá foi o 7º município do RJ mais rápido na abertura de empresas em julho

Maricá foi a sétima cidade fluminense mais ágil na abertura de empresas no mês de julho deste ano, de acordo com o painel mapa de empresas do Ministério da Economia. Por lei, o prazo é de um dia útil, porém o município aparece nas estatísticas com um tempo aproximado de 16,4 horas para a emissão de alvarás.

Para se chegar aos dados estatísticos, levou-se em consideração o tempo médio de viabilidade e de registro, que na cidade é de, respectivamente, 7,5 e 8,9 horas. No Brasil, a média é de um dia e duas horas para a abertura de empresas (16h para a viabilidade e 11 para o registro). No Estado do Rio de Janeiro, é de um dia e 6 horas, com 19h gastos no processo de viabilidade e na etapa de registro.

Nesse sentido, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Leonardo Alves, destaca que enquanto em outras cidades do Rio pode-se levar até quase uma semana para abrir uma empresa, Maricá aparece não só seguindo a média nacional, como superando a média estadual. “Uma prova do empenho em recepcionar bem os empresários que querem se estabelecer aqui e contribuir de forma ativa com a economia maricaense”, disse o secretário.

Nas estatísticas estaduais, a capital aparece como a mais ágil na abertura de empresas (2h), seguida das cidades de Sumidouro (2,1h), Cantagalo (3,3h), Conceição de Macabu (8,8h), Teresópolis (11,9h), Rio das Ostras (15,8h) e Maricá. Os dados foram extraídos do Painel Mapa de Empresas, de acesso público e disponível no site https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/mapa-de-empresas/painel-mapa-de-empresas.

O delegado da Jucerja e Subsecretário de Fazenda de Maricá, Cesar Augusto Barbiero, deu ênfase à atuação empresarial: “A celeridade no serviço também depende da entrega da documentação correta e do uso maior do meio eletrônico. As empresas têm se tornado mais ágeis no cumprimento de exigências e estão cada vez mais próximas das novas tecnologias ao longo dos anos”, analisou.

Parceria com juntas comerciais

No Brasil, a abertura de empresas ocorre de forma conjunta entre as prefeituras e as juntas comerciais. Em Maricá, processos relacionados à viabilidade, cadastro, análise de registros, emissão de alvarás e atendimento de empresas são de responsabilidade da Gerência Empresarial da Prefeitura Municipal e da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o banco de dados da Gerência Empresarial, há cerca de 30 mil inscrições municipais de empresas no sistema da Prefeitura de Maricá.

Para a coordenadora da 16ª Delegacia da Jucerja de Maricá, Patrícia Florencio, é possível que a cidade figure melhor no ranking com uma contribuição maior do empresariado local no entendimento de que é preciso seguir os manuais de instruções normativas e atender às exigências de forma célere.

A respeito do trabalho prestado pela Prefeitura, o gerente empresarial de Maricá, Guilherme Porto, finaliza afirmando que os analistas responsáveis pelo cadastro de atividades econômicas e emissão de alvarás recebem diversos treinamentos e, como parâmetros de atuação, há uma série de critérios legais, administrativos, geográficos e econômicos na análise de empresas. “Isso confere ao serviço público presteza e qualidade, o que ajuda Maricá a subir no ranking e a ser, cada vez mais, uma cidade de oportunidades para todos e de constante desenvolvimento econômico”, elogiou Guilherme.

Galvão

Galvão