Mineiro pedala 700 km rumo às praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Mineiro pedala 700 km rumo às praias da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Há anos, o ciclista Wilmar de Vasconcellos, de 44 anos, residente em Muriaé, na Zona da Mata mineira, sonhava em visitar as famosas praias de Cabo Frio e Arraial do Cabo, na Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Durante muito tempo, o sonho precisou ser adiado, já que Wilmar dedicava-se ao cuidado de seu labrador, que estava doente. “No ano passado, meu cachorro faleceu de velhice, e decidi finalmente realizar o sonho de ir até Cabo Frio de bicicleta,” contou.
No dia 23 de dezembro, ele iniciou a jornada, pedalando mais de 700 km entre Minas Gerais e o litoral fluminense. Após quatro dias de viagem, chegou a Cabo Frio, onde passou dois dias ensolarados explorando a cidade e as praias, incluindo a icônica Praia do Forte, antes de retornar para Muriaé e celebrar o Ano Novo com a família.

A aventura de pedalar 700 km


Wilmar, que pedala desde os 15 anos, revelou que essa foi sua primeira cicloviagem e também sua primeira visita à Região dos Lagos. O percurso totalizou 722 km, com o ciclista transportando 50 kg de equipamentos e enfrentando desafios pelo caminho. “O macaquinho da marcha traseira quebrou, e precisei improvisar para chegar à próxima cidade, que estava a 40 km. Também tive dois pneus furados, um na ida e outro na volta, mas levei ferramentas e resolvi os problemas,” relatou. Entre os itens transportados estavam roupas, um fogareiro, panela e utensílios. Durante o dia, Wilmar fazia refeições em restaurantes de beira de estrada, enquanto à noite preparava sua própria comida, montava a barraca ou rede em postos de gasolina e descansava para seguir viagem no dia seguinte.

Explorando Cabo Frio e Arraial do Cabo

Após chegar a Cabo Frio, Wilmar deixou sua bagagem na casa de um sobrinho e partiu para explorar as belezas locais. Durante os dias de estadia, ele visitou as praias da região e também Arraial do Cabo, aproveitando ao máximo a experiência.
“Passei as noites dormindo na areia, admirando o céu e sentindo o clima das praias. Foi uma viagem incrível,” comentou.

A volta para casa foi mais rápida: em apenas três dias, Wilmar completou o trajeto de volta para Muriaé, desta vez sem tantas paradas para registrar a aventura. Ele chegou a tempo de comemorar a virada do ano com a família. Encantado com a experiência, o ciclista já está planejando suas próximas aventuras. “Agora quero explorar as cachoeiras de Minas Gerais, como São Thomé das Letras e Capitólio. Vai ser um pedal ainda mais longo,” concluiu com entusiasmo.

Galvão

Galvão