Mostra gratuita valoriza o cinema europeu e movimenta a cena cultural de Búzios

Mostra gratuita valoriza o cinema europeu e movimenta a cena cultural de Búzios

Reafirmando o valor do Gran Cine Bardot como espaço ativo de cultura e arte, Búzios recebe até o dia 6 de julho a 8½ Festa do Cinema Italiano, com sessões gratuitas que destacam a produção audiovisual italiana, tanto clássica quanto contemporânea. A proposta busca democratizar o acesso ao cinema europeu e ampliar o repertório cultural do público local e visitante, com uma seleção fora do eixo comercial tradicional.

A mostra acontece no único cinema de rua em funcionamento na cidade e oferece ao público 11 longas-metragens nos gêneros drama, comédia, suspense e documentário. Todos os filmes são exibidos em italiano, com legendas em português, sempre às 18h ou às 20h, dependendo do dia. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.

A iniciativa é promovida pelo projeto Festa do Cinema Italiano, com apoio do Consulado da Itália e diversas instituições culturais. A curadoria aposta na valorização de novos talentos do cinema italiano, mas também reserva espaço para a redescoberta de obras já consagradas — tudo com o objetivo de fomentar o contato com a cinematografia italiana contemporânea e sua diversidade estética e temática.

A programação começou na quarta-feira (26) com o documentário Berlinguer – A Grande Ambição. No dia seguinte, sexta (27), será exibido O Barbeiro Conspiracionista, às 20h. O sábado (28) terá duas sessões: Vermiglio – A Noiva da Montanha, às 18h, seguido de O Último Chefão, às 20h. No domingo (29), às 19h, entra em cartaz o drama A Vida à Parte.

Já na próxima semana, o público poderá conferir Gloria! na quinta-feira (3), às 19h; Dez Minutos na sexta (4), às 20h; e uma dobradinha no sábado (5): A Cauda do Diabo às 18h e Felicita às 20h. O encerramento da mostra acontece no domingo (6), com a exibição do clássico Lá Doce Vita, às 19h.

Com entrada franca e curadoria de excelência, o evento convida todos os amantes da sétima arte a mergulharem na riqueza do cinema italiano e confirma o protagonismo do Gran Cine Bardot como polo de resistência cultural em Búzios.   

Galvão

Galvão