Nova concessionária da Rio-Terê diz que reduzirá pedágio
A partir do dia 22 de setembro, a concessão da BR-116 – a rodovia Santos Dumont – vai passar a ser administrada pela empresa EcoRioMinas, que já anunciou as primeiras mudanças.
No trecho da Rio-Teresópolis, o pedágio da praça de Engenheiro Pierre Berman, em Magé, de R$ 21,70 passará a custar R$ 18,60 (para veículos leves).
Na praça de pedágio de Santo Aleixo e de Santa Guilhermina (ambas também em Magé) será de R$ 13 para veículos leves. Atualmente, o trecho é administrado pela Concessionária Rio Teresópolis, a CRT.
Além da redução do valor do pedágio, será implantado o Desconto de Utilização Frequente (DUF), voltado aos usuários frequentes. O valor da tarifa poderá chegar a R$ 2,84, para quem utilizar a estrada todos os dias do mês.
O desconto é progressivo no valor da tarifa para veículos de passeio. Quanto mais o usuário passar pela mesma praça e no mesmo sentido com seu veículo de passeio, dentro do mesmo mês, maior será o desconto obtido por ele.
A EcoRioMinas também passa a ser a responsável pela manutenção da rodovia. A extensão da estrada avança sobre outras regiões, indo até a cidade Governador Valadares, em Minas Gerais.
A BR-116 tem, ao todo, 720 quilômetros, abrangendo inclusive o Arco Metropolitano e a BR-493, Magé-Manilha e, ainda, um trecho da Dutra.
O contrato de concessão prevê uma série de melhorias para toda a estrada Rio-Valadares. A EcoRioMinas passa ainda a prestar serviços de socorro médico e mecânico, além de atendimento pelos canais de comunicação com o usuário.
De acordo com a empresa, os trabalhos iniciais de reparos no pavimento, revitalização da sinalização, implantação de proteções e cercas, recuperação dos sistemas de drenagem, limpeza da via, capina, entre outros, estão previstos para o primeiro ano de concessão.
A concessionária afirmou que a previsão é de R$ 11 bilhões em investimentos na rodovia de 726,9 km, que incluem mais 300 km de duplicações, cerca de 250 km de faixas adicionais. Outros R$ 9,9 bilhões serão aplicados na operação da malha rodoviária, totalizando um aporte de cerca de R$ 20 bilhões.
Entre outras obras de ampliações, está nos planos da empresa a duplicação do trecho Manilha-Magé da BR-493, com prazo de conclusão até o quarto ano de concessão. O contrato é de 30 anos de concessão.
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