Oficina de integração vai discutir Planos de Manejo do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto

Oficina de integração vai discutir Planos de Manejo do Arquipélago de Santana e da Restinga do Barreto

A Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade da Prefeitura de Macaé convida a população para participar no dia 11 de junho, às 13h30, no auditório do Nupem/UFRJ, da oficina de integração para elaboração dos Planos de Manejo da Área de Proteção Ambiental e Parque Natural Municipal do Arquipélago de Santana e Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto.

De acordo com a secretária de Ambiente e Sustentabilidade, Isaura Sales, o plano de manejo é um documento que estabelece diretrizes e ações para proteger os recursos naturais, bem como para minimizar os impactos negativos na Unidade de Conservação.

“Esse plano leva em consideração estudos ambientais, sociais e biológicos, e a participação ativa da comunidade é valorizada em todo o processo de sua elaboração”, comentou.

O Nupem UFRJ está localizado na Avenida Amaro Reinaldo dos Santos Silva, 764, no Barreto.

“A participação da comunidade é essencial para a construção de um plano de manejo eficaz e sustentável para essas áreas tão preciosas de nossa região”, acrescentou a secretária.

O Arquipélago de Santana é formado pela Ilha de Santana, Ilha do Francês e Ilhote Sul e fica a 40 min de barco saindo do Mercado de Peixe de Macaé. O Parque Natural Municipal da Restinga do Barreto foi criado em 2016 como unidade de conservação de proteção integral, no trecho de vegetação de restinga às margens da RJ-106, na Praia do Barreto, com objetivo de preservar o ecossistema natural remanescente de restinga da Praia do Barreto, preservar e recuperar a vegetação nativa e garantir a preservação das espécies da fauna e flora.

Galvão

Galvão