Onda de calor faz temperatura passar dos 40°C na Região dos Lagos
A onda de calor que vem atingindo todo o planeta nas últimas semanas chegou ao Brasil com temperaturas bem altas nos últimos dias. E uma das regiões que está sendo afetada pelo clima quente é a Região dos Lagos do Rio.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diversas cidades do estado marcaram temperaturas acima dos 40°C nesta quinta-feira, dia 24. Entre elas: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.
Chama a atenção a temperatura em Cabo Frio, que deve alcançaram a máxima de 43°C nesta quinta. Depois vem Arraial do Cabo, com possibilidade de chegar a 42ºC. Os termômetros em Araruama podem registrar 41°C, segundo o Inmet
Ainda assim, todos esses municípios estão classificados pelo instituto com ‘perigo potencial’, devido à onda de calor. Além da temperatura elevada, a umidade relativa do ar vai estar bem baixa durante todo o dia.
Segundo Andrea Ramos, meteorologista do Inmet, isso se dá devido a uma massa de ar quente e seco que persiste na região e vem aumentando as temperaturas:
Desde o dia 8 de junho, se deu início a formação do ‘El Niño’ [fenômeno meteorológico]: um aquecimento das águas que se desenvolve ali no Peru e começa a influenciar nos padrões dos sistemas meteorológicos. Isso de forma mundial.
A especialista explica que, por causa do fenômeno meteorológico, estamos vendo essa onda de calor na Europa e, também, no Canadá. Entretanto, dessa vez, é possível observar que são vários dias muito quentes e secos:
O julho foi considerado o mês mais quente desde 1962, quando começamos a ter os dados meteorológicos em todo o Brasil. Essa semana, a massa de ar seco se intensificou, inclusive afetando a faixa litorânea de Rio e São Paulo
A capital do Rio registrou nesta quarta-feira, 23, a temperatura máxima de 38,1°C, ainda de acordo com o Inmet. Moradores e turistas foram às praias para se refrescar. Apesar disso, nessa região do estado haverá mudanças de clima.
Previsão de chuva para o fim de semana
O calorão será contido graças à chuva que chega ao estado a partir desta sexta-feira, 25. Segundo dados do Inmet, as temperaturas devem cair consideravelmente entre sexta, sábado, 26, e o próximo domingo, 27.
Em Araruama, por exemplo, a temperatura máxima para sexta não deve ultrapassar os 25°C. Enquanto a mínima ficará na casa dos 20°C. Já no sábado, o frio aumenta, com previsão entre 17°C e 22°C. O clima frio se intensifica no domingo, mínima de 16°C e máxima de 19°C.
Se nesta quinta não está tão quente em Búzios, a sexta promete ser ainda mais tranquila. A cidade deve ter mínima de 21°C e máxima de 23°C, segundo o Inmet. O sábado tem previsão de ficar entre 19°C e 22°C. E no domingo, a temperatura cai para mínima de 18°C e máxima de 20°C.
Na cidade vizinha, Arraial do Cabo, as temperaturas seguem a tendência de queda, com previsão de mínima de 21°C e máxima de 24°C para esta sexta-feira. No sábado, os termômetros devem ficar entre 19°C e 22°C. Enquanto no domingo, a mínima será de 17°C e a máxima de 20°C, segundo o INMET.
Cabo Frio também terá queda nas temperaturas, com previsão de 21°C entre 25°C nesta sexta. O fim de semana será mais frio, com mínima de 18°C e máxima de 22°C. E o domingo deve registrar mínima de 17°C e máxima de 20°C, ainda de acordo com os dados do instituto.