Orla de Tamoios recebe cercamento com mourões após denúncias de crime ambiental

Orla de Tamoios recebe cercamento com mourões após denúncias de crime ambiental

Avenida Beira Mar, em Tamoios, recebeu mais uma ação de conscientização ambiental

A Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento de Cabo Frio, promoveu nesta terça-feira (21) uma importante ação visando a preservação ambiental da restinga, em Tamoios. Parte da orla da praia, na Avenida Beira Mar, foi alvo de cercamento com mourões de madeira, na intenção de impedir o descarte inadequado de lixo, pneus e assegurar a saúde ambiental da restinga, parte integrante da vegetação nativa local.

A ação proativa foi desencadeada em resposta a denúncias de crimes ambientais e desmatamentos recebidas pelo departamento, demonstrando a necessidade urgente de coibir o despejo de entulho e desmatamento em uma Área de Preservação Permanente (APP). O cercamento com mourões de madeira busca conter a poluição e proteger o ambiente natural crucial para a biodiversidade e equilíbrio ecológico, além de ser uma ação imediata na restauração e proteção da vegetação nativa.

Para a secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, o objetivo é conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar essas áreas sensíveis: “Nós estamos atendendo denúncias de crime ambiental e vamos continuar incentivando a responsabilidade ambiental de todos os cidadãos para que esse tipo de crime ambiental não ocorra mais por toda Cabo Frio”, concluiu.

Vale lembrar que a ação de desmatamento em uma área de proteção, é crime ambiental, segundo a Lei no 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, art. 38, onde lê-se: “Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção: Pena – detenção, de um a três anos, ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.”

Além disso, o desmatamento e retirada da vegetação nativa da restinga das orlas das praias podem causar erosão em grande escala criando crateras na areia e prejudicando a infraestrutura local. O cidadão que for pego retirando vegetação da restinga, será conduzido imediatamente para a delegacia e responderá por crime ambiental.

SERVIÇOS – Denúncias de crimes ambientais:

Tamoios

E-mail: semasa.adjtamoios@gmail.com

Cabo Frio

Telefone: (22) 3199-1313
E-mail: meioambiente@cabofrio.rj.gov.br

Galvão

Galvão